Apesar de ser um ingrediente fundamental para o bom funcionamento do organismo, o excesso de sal é extremamente nocivo à saúde. Mesmo sabendo disso, a maioria das pessoas não se atenta para a quantidade de sódio ingerida por dia, ficando sob o sério risco de desenvolver condições como hipertensão, sobrecarga dos rins e infarto, dentre muitas outras.
Leia também:
Excesso de sal pode causar doenças crônicas
Shoyu engorda por ser bomba de sódio e traz riscos ao coração
O sal não é inimigo. Saiba como torná-lo amigo da sua saúde
Créditos: Thinkstock
A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que um adulto consuma, no máximo, 2.000 mg (ou 2 g) de sódio por dia, o que, segundo a endocrinologista Tatiana Cunha, equivale a 5 g de sal – já que o alimento é composto 40% de sódio. No entanto, os brasileiros ingerem, atualmente, mais do que o dobro desta quantidade.
“É muito difícil reduzir drasticamente o consumo de sódio, já que ele está em muitos alimentos e, às vezes, nem sabemos”, diz a especialista. “Cerca de 70% do sódio ingerido pelos brasileiros vem dos alimentos industrializados, como molhos prontos, queijos e salgadinhos, e a maioria da população não sabe disso e nem está atenta aos rótulos dos produtos“, completa.
Para ajudar na missão de reduzir o consumo de sódio e melhorar a saúde, listamos 11 alimentos supercomuns, que a maioria das pessoas come quase todos os dias e que possuem taxas de sódio altíssimas:
Molho de soja
Usado muito na culinária japonesa, o shoyu é riquíssimo em sódio. Uma colher de sopa possui 297 mg do componente.
Atum light enlatado em água
Escolha de muitas pessoas que fazem dieta para emagrecer, o alimento apresenta 382 mg de sódio em 113 g (pouco menos de uma lata).
Queijo cottage 1% de gordura
Apesar de pouco gorduroso, 115 g de queijo cottage tem 459 mg de sódio.
Presunto fatiado
Cerca de 3 fatias possuem 697 mg de sódio.
Queijo mozzarella sem gordura
Outra opção tida como light, a mozzarella sem gordura contabiliza 840 mg de sódio em uma porção.
Macarrão instantâneo sabor galinha
Apesar de prático e muito saboroso, os noodles são um dos alimentos mais ricos em sódio. Um copo do produto carrega 1737 mg de sódio, que representa mais de 85% das necessidades diárias do componente.
Pizza congelada
Pouco mais da metade da embalagem possui 2.103 mg de sódio, mais do que precisamos ingerir em um dia.
Pizza
A pizza artesanal, apesar de ser um pouco menos nociva, não fica de fora da lista. Um único pedaço, dependendo do sabor, pode equivaler à metade das necessidades diárias de sódio (aproximadamente 1.000 mg).
Peito de frango
Parece inofensivo, mas 115 g de peito de frango sem osso e sem pele pode conter de 40 mg a 330 mg de sódio, dependendo da quantidade de água salgada inserida no alimento (procedimento feito para torná-lo mais saboroso e suculento).
Cereal matinal
Alimentos doces também têm sódio. Vale a pena dar uma olhada nas informações nutricionais das diferentes marcas, já que elas variam bastante. O cereal de aveia Quaker, por exemplo, contém 260 mg de sódio por porção.
Molhos prontos
Uma porção de molho de tomate pronto pode conter mais de 400 mg de sódio, o mesmo que 2 colheres de sopa de molho para salada. Uma colher de sopa da maionese chega a conter 125 mg do componente, enquanto a mesma quantidade de ketchup apresenta 190 mg.