10 usos da água oxigenada em casa e no corpo: contra bolha, bactéria, ferida e mais

por | mar 20, 2017 | Saúde

Diferente da água normal, que contém duas moléculas de hidrogênio e uma de oxigênio, a água oxigenada possui um átomo a mais do último elemento, o que explica sua ação antibacteriana e germicida. Chamado quimicamente de peróxido de hidrogênio, esse elemento é vendido com a fórmula diluída em farmácias, uma vez que a versão pura é forte e só pode ser manipulada em laboratório.

O poder desinfetante desse líquido espesso e esbranquiçado é incontestável, mas a dúvida persiste: afinal,  como usar água oxigenada de maneira segura e eficiente?  Explicamos os principais usos a seguir. 

Água oxigenada serve pra quê?

Os usos medicinais da água oxigenada são os mais comuns, visto que o contato da substância com o sangue cria uma reação química que extermina bactérias. Todavia, há quem exagere no uso desse composto passando-o na pele e até bebendo, o que não é recomendado.

“Temos micro-organismos em diversas partes do corpo, mas nem todos podem ser retirados. Alguns não causam mal e até são importantes para o organismo. Além disso, usar da maneira errada pode manchar a derme e causar lesões”, ressalta o infectologista e clínico da Unifesp, Paulo Olzon.

Além disso, o poder desinfetante dessa solução ainda é excelente para limpeza e higienização de objetos e materiais. 

Usos da água oxigenada para saúde 

Água oxigenada em ferimentos

O uso medicinal da água oxigenada mais conhecido é para machucados. Já percebeu que essa substância cria pequenas bolhas em contato com a pele ferida? Elas indicam uma reação química entre o produto e as enzimas do sangue que causa a liberação de oxigênio, que é um forte combatente de bactérias, fungos e outros micro-organismos danosos à saúde.

Paulo Olzon ressalta que a ação benéfica da água oxigenada só é eficaz nas primeiras horas após a pele ser ferida. “O oxigênio que mata as bactérias também pode impedir a ação das células cicatrizantes, que recuperam o tecido machucado. Para que isso não ocorra, o ideal é lavar com sabonete e pingar algumas gotas de água oxigenada apenas no momento seguinte à lesão e não depois, quando ela já está em fase de cicatrização”, explica.

Na manicure

Machucar um cantinho da cutícula ao fazer a unha é normal, mas os cuidados após o incidente são importantes: a dica do infectologista Paulo Olzon é lavar a lesão com sabonete e usar um algodão embebido em água oxigenada para desinfetar apenas na ferida aberta.

Água oxigenada para bolhas

Seja devido ao atrito constante, pressão ou doenças autoimunes, as bolhas surgem pela falta ou perda de contato entre as camadas da pele. Doloroso e geralmente com líquido em seu interior, o incômodo pode ser amenizado pelo uso de água oxigenada.

Nesse caso, o peróxido de hidrogênio deve ser aplicado quando a bolha acidentalmente estourar – deixando uma lesão aberta – para prevenir infecções. Mas lembre-se: o ideal é sempre protegê-la e evitar que ela estoure, cuidado suficiente para garantir a cicatrização e desinfetar o local. 

A mesma premissa dos ferimentos é válida neste caso: use apenas poucas horas após a lesão, pois aplicar demasiadamente atrapalha a cicatrização.

Usos da água oxigenada para limpeza

Água oxigenada para mancha de sangue

Shutterstock

Uma boa dica para tirar mancha de sangue é aplicar  um pouco de água oxigenada 20 volumes sobre a sujeira ainda fresca. Aí basta esperar borbulhar e passar um pano seco ou água corrente para remover.

Para tirar mancha de tintura de cabelo

Outro uso do peróxido de hidrogênio é para remover manchas em tecidos causadas por tinta de cabelo. Para isso, basta aplicar um pouco do produto na sujeira e esfregar com uma escovinha. A dica para a marca sumir ainda mais rápido é fazer movimentos verticais ou horizontais, visto que esfregar de forma circular espalha ainda mais a coloração.

Para tirar cheiro de urina

Esse truque para tirar cheiro de xixi é precioso para os pais cujos filhos urinam na cama. Basta aplicar água oxigenada 10 volumes sobre os vestígios no colchão e esperar secar. A técnica garante o fim do odor e ainda pode ser usada para amenizar o fedor de vômito.

Água oxigenada para clarear roupas

Seja de café, chá, tinta ou esmalte, uma das funções da água oxigenada mais conhecidas é seu poder de removedor de manchas. Para aproveitá-lo, é só aplicar um pouco da substância na sujeira e deixar agir por alguns segundos. Caso o problema resista, esfregue com cuidado e enxágue.

Desinfetar esponja de cozinha

A esponja de lavar louça entra em contato direto com diversos materiais sujos, o que a torna uma fonte de germes e bactérias perigosa.

Uma dica para neutralizar o cheiro ruim e a periculosidade é desinfetar esponja de cozinha com água oxigenada: encha uma tigela com uma parte da substância e outra igual de água quente e deixe-a mergulhada por 15 minutos. Depois, é só enxaguar e o objeto estará pronto para ser usado novamente.

Água oxigenada para desamarelar roupas

Fácil, essa receita caseira consiste em mergulhar o tecido amarelado em uma mistura de duas partes de água oxigenada e uma de detergente líquido. Deixe agir por uma hora e lave para retirar o excesso. Assim, você conseguirá uma roupa mais limpa e livre do aspecto antigo. 

Para limpar eletrodomésticos

Higienizar a geladeira com água oxigenada é simples e eficaz para acabar com cheiros ruins: com um pano, aplique a substância do tipo 10 volumes em todo o interior e exterior do eletrodoméstico e deixe agir por 10 minutos. Seque com um tecido limpo.

Maneiras de usar água oxigenada: o que não fazer