10 alimentos desintoxicantes

Hábitos alimentares que incluem muitos alimentos industrializados, fritos ou açucarados trazem diversos malefícios à saúde. Isso porque eles contêm toxinas que atrapalham o funcionamento do organismo e causam efeitos colaterais como inchaço, prisão de ventre, falta de energia, náuseas e ganho de peso.

Por outro lado, existem alimentos valiosos para eliminar essas toxinas do corpo e deixar a saúde em dia. Confira alguns alimentos para desintoxicar e incluir já na dieta.

Abacaxi

Altamente diurético, o abacaxi é uma fruta digestiva, especialmente para quem abusou de comidas pesadas. O alimento é benéfico para a desobstrução do fígado – órgão responsável pela eliminação de toxinas.

Mel

Além de diversos benefícios para a saúde, que incluem tratamento de doenças comuns, como gripe, bronquite e amigdalite, o mel é benéfico para desintoxicar o corpo porque ajuda a melhorar a circulação sanguínea e ativar os músculos.

Gengibre

O gengibre é um super alimento, repleto de propriedades importantes para a saúde. O alimento é detox porque estimula a digestão, ativa o metabolismo e ajuda a regular o intestino, fazendo com que as toxinas sejam eliminadas regularmente.

Couve

Com alta concentração de ferro, a couve contribui para a formação de hemoglobina que, além de e ajudar na prevenção contra anemia, auxilia na oxigenação de todos os tecidos. Além disso, a couve emagrece e previne contra câncer.

Berinjela

A berinjela é digestiva, laxante e nutritiva. Indicada para combater a prisão de ventre, o vegetal é útil também no combate ao colesterol alto.

Hortelã

Rica em vitaminas A, B, C e minerais como cálcio, ferro e potásstico, essa erva medicinal desintoxicante ajuda a tonificar a estimular o aparelho digestivo. Uma dica para turbinar o efeito detox é combinar hortelã com suco de abacaxi.

Limão

O efeito desintoxicante do limão está em sua propriedade estimulante à produção de bile. Essa substância, produzida no fígado, facilita a elliminação de gordura e a absorção de outros nutrientes.

Amora

Rica em carotenoide, um antioxidante poderoso, a amora ativa a circulação sanguínea, previne contra a formação de células cancerígenas e combate a ação dos radicais livres.

Chia

A semente de chia contém nutrientes e conta com propriedades anti-inflamatórias. Graças à alta concentração de fibras, o alimento ajuda a regular o trânsito intestinal.

Própolis

Rico em enzimas que diminuem o efeito das toxinas no fígado, o própolis ajuda também a proteger as células dos danos causados pelos radicais livres.

Leia também:
Sucos detox: 5 receitas para desinchar
1
0 alimentos funcionais para incluir na dieta
A
limentos vivos: o que são?