Uma dúvida constante para quem está em busca de um novo estilo de vida é quais exercícios para perder peso são a melhor aposta. Treinos de corrida, natação, caminhadas e até mesmo dança são bons aliados para o emagrecimento, uma vez que são reconhecidos pelo considerável gasto calórico, mas não são o único caminho a ser seguido.
Musculação e treinos de força têm um potencial similar aos exercícios aeróbicos, e são grandes apostas para quem quer emagrecer.
Musculação pode emagrecer tanto quanto exercício aeróbico
A educadora física Vanessa Furstenberger afirma que os treinos de força promovem um gasto energético extra de 30 a 40 calorias nas horas subsequentes ao exercício, e por isso são grandes aliados na perda de peso.
“O aumento da massa muscular causada pelo estímulo dos exercícios de força faz com que o corpo aumente o gasto energético do praticante no período do repouso, o que auxilia na perda de peso após as sessões de força”, explica ela, frisando que os exercícios aeróbicos promovem o gasto energético apenas no período de treino.
Vanessa explica que a queima de calorias durante a musculação acontece por conta da aceleração do metabolismo, que ocorre quando o indivíduo aposta em um treino de força intenso.
“O que garante uma alta queima de calorias na musculação é a intensidade do treino. Nesse caso podemos fazer um treino com uma intensidade maior utilizando altas cargas, ou reduzindo o intervalo entre os exercícios”, recomenda.
O emagrecimento acontecerá quando o organismo se ver obrigado a transformar as gorduras armazenadas em energia para que o corpo siga se movimentando.
Como emagrecer fazendo musculação?
Para perder gordura, a especialista afirma que os treinos de musculação podem ser realizados diariamente e com divisões de grupos musculares para que haja maior aproveitamento das fibras, e portanto, maior gasto de energia no período do repouso.
Vale lembrar, também, que exercícios de força podem ser especialmente benéficos para pessoas que têm diabetes e síndrome metabólica.
“Quem passa por esses quadros, naturalmente tem dificuldade para emagrecer. No caso de praticantes com diabetes tipo 2, estudos mostram que o treino de força ajuda a diminuir a resistência à insulina, aumenta a força muscular, ajuda na redução do peso corporal modificando a composição corporal com o ganho de músculos e redução da gordura, auxiliando no controle da glicemia. Já no diabetes tipo 1, pode ajudar na diminuição das doses de insulina diárias para esses pacientes”, explica a personal.
Quanto aos portadores da síndrome metabólica, a educadora física ressalta que a musculação ajuda a melhorar a sensibilidade à insulina, controla a pressão arterial, e graças à aceleração do metabolismo, também auxilia no controle do peso corporal.
Exercício aeróbico para emagrecer também é grande aliado
Exercícios aeróbicos também são valiosos na perda de peso. Vanessa recomenda que treinos de esteira, bicicleta ergométrica, transport e outros que podem ser encaixados estrategicamente tanto antes quanto depois da musculação, ou então entre as sessões de força a fim de aumentar ainda mais a intensidade.
“Os dois treinos, tanto força quanto aeróbico, podem auxiliar na perda de peso. Em ambos, o indivíduo se mantém ativo e gastando energia, consequentemente utilizando a gordura como combustível para executar a atividade. Por isso associá-los têm um resultado positivo no processo de emagrecimento”, explica.
E, por fim, vale sempre lembrar que o melhor exercício físico é aquele que você gosta de fazer e, dessa forma, faz com assiduidade. Natação, dança, lutas, musculação, seja qual for sua escolha, lembre-se de se divertir também.
Benefícios da musculação
Musculação é o melhor tipo de exercício para reduzir impactos da alimentação ruim
Médico ensina macete se você quer derreter gordura SÓ fazendo musculação
Estudo mostra tipo de exercício mais eficiente para melhorar a qualidade do sono