null: nullpx
emagrecimento-Tasaudavel

Ator de “Stranger Things” emagreceu mais de 30 kg e tudo começou com pilates

Treino de David Harbour envolveu exercícios não convencionais e jejum intermitente
Publicado 25 Jul 2022 – 12:34 PM EDT | Atualizado 5 Ago 2022 – 10:45 AM EDT
Compartilhar
Default image alt
David Harbour passou por uma transformação drástica Crédito: Reprodução/Netflix/@dkharbour/Instagram

Dois meses após surpreender os fãs de “Stranger Things” ao surgir totalmente transformado na série, o ator David Harbour, intérprete do chefe de polícia Jim Hopper, deu detalhes sobre o processo de emagrecimento pelo qual passou para viver uma nova fase do personagem na temporada mais recente da série. Na trama, ele passa meses preso em péssimas condições – e, para estas cenas, Harbour, que pesava 122 kg, perdeu um total de 34 kg, processo que começou antes das filmagens e foi finalizado durante as gravações.

Ator de “Stranger Things” emagreceu com 3 estratégias


Usando seu perfil no Instagram, o ator norte-americano David Harbour, responsável por um dos personagens principais de “Stranger Things”, deu recentemente todos os detalhes do processo de emagrecimento pelo qual passou nos últimos anos. Em 2019, o ator – que sempre foi grande e pesava cerca de 122 kg – sentia dores pelo corpo devido ao sedentarismo e, junto com e necessidade de se transformar para viver uma nova fase do personagem Jim Hopper na série, ele começou a investir em mudanças na rotina.

Em uma live ao lado do personal trainer responsável por estas mudanças, David Higgins, porém, Harbour comentou que o processo não foi como outras situações em que ele praticou atividade física visando o emagrecimento. Isso porque, pouco antes de começar, o ator teve algumas lesões – e, pensando nisso, Higgins disse ter realizado um trabalho “de base” com o intérprete de Hopper, visando, antes de tudo, fortalecer seu corpo, corrigir problemas de postura, melhorar dores e mostrar a ele do que seus músculos são capazes.


Para que o ator chegasse aos 86 kg (34 a menos do que quando começou o processo), foram utilizadas as seguintes estratégias:

Exercícios de pilates e de respiração
Segundo Harbour, devido a uma lesão no tendão de Aquiles, ele tinha, em 2019, muitas dores pelo corpo. Quando começou seu trabalho com o personal trainer, acreditava que não poderia melhorar a situação – e, no papo publicado por eles no Instagram, Higgins esclareceu que começou o treino do ator com exercícios focados em melhorar não só a condição da musculatura, mas a consciência corporal.

Para isso, segundo a dupla, foram usados exercícios de pilates, visando criar uma “base” para o processo. “Temos de ativar [a musculatura] primeiro, criar um ambiente seguro de ativação de glúteo, controle do core, aprender a respirar”, disse o personal, afirmando que este tipo de exercício permeou o restante do processo, permitindo que Harbour corrigisse questões posturais e outros fatores ao longo do treino mais pesado.

Além de ter dado início ao processo de fortalecimento do corpo, Harbour afirmou que esta etapa contribuiu muito com as dores. “Foram as coisas simples que fizeram a diferença. Aqueles movimentos de pilates foram vitais: consertaram meu joelho, meu dedo, meu quadril, tudo, para que eu pudesse me mover. Quando eu consegui fazer isso, pudemos começar a fazer coisas mais pesadas”, relatou o ator.

Durante as filmagens de “Stranger Things”, o ator tinha disponível uma máquina de pilates (do tipo “reformer”) no set de gravação, e chegava a utilizá-la durante uma hora por dia de segunda a sexta.


Treinos de cardio
Conforme Harbour passou a sentir menos dores e ter mais confiança no próprio corpo, o treino passou a envolver também exercícios de cardio – ou seja, responsáveis por elevar os batimentos cardíacos de forma a acelerar o metabolismo e, desta forma, emagrecer. Esta etapa, conforme mencionado por ator, envolveu exercícios como corrida (que ele também optou por fazer devido a problemas de saúde mental) e treinos com pesos como kettlebell.

Apesar de ter começado em 2019, a pandemia de COVID-19 adiou a necessidade de o ator passar por um emagrecimento drástico e, com isso, durante um ano, Harbour focou em apenas manter o peso que já havia perdido. Neste período, ele treinou em casa, com equipamentos simples emprestados pelo personal e sob as orientações dele.

Jejum intermitente
Na live publicada em seu perfil do Instagram, Harbour afirmou ainda que aderiu ao jejum intermitente durante os últimos anos, técnica que está “na moda” por prometer emagrecimento sem contagem de calorias. A ideia da técnica é limitar os períodos do dia em que a pessoa pode se alimentar, visando fazer o corpo entrar no processo de queima da gordura acumulada como forma de ter “combustível” para realizar as atividades.

Durante a prática do jejum intermitente, há diferentes divisões de horários e orientações sobre o que comer nos períodos em que a alimentação é permitida – mas, por vezes, ele permite que sejam consumidos alimentos nada convencionais para dietas, e este foi o caso de Harbour no início. Como não havia tanta pressa em emagrecer, o ator limitava os horários de alimentação e, neles, continuava comendo coisas como panquecas e pizzas, e, mesmo assim, perdia peso.


Isso, de acordo com o intérprete de Hopper, casou perfeitamente com sua rotina, já que, além de não cozinhar, ele nunca se adaptou com estratégias que envolvem contagem de calorias ou restrição de . “A restrição de tempo me ajudou a não ter de me preocupar com o que estava comendo, foi muito melhor para o meu estilo de vida, porque não cozinho. O peso foi embora muito rapidamente”, afirmou ele.

Logo, Harbour passou a adotar a estratégia de garantir sempre muitos vegetais em suas refeições, se guiando por isso na hora de escolher o que comer em restaurantes ou o que encomendar para comer em casa. No decorrer do processo, os alimentos consumidos pelo ator se tornaram mais restritos devido à a necessidade de “secar” no final das gravações, visando retratar um personagem que não vinha se alimentando bem.

Ator faz alerta: rotina não serve para todos


Apesar de estar feliz com a transformação, Harbour fez questão de frisar que os 86 kg alcançados por ele não correspondem ao peso saudável e “natural” de seu corpo. Após as gravações da 4ª temporada de “Stranger Things”, onde Hopper surgiu extremamente magro e com músculos definidos, o ator já voltou a ganhar parte do peso perdido, não quer voltar a um peso tão baixo e pretende parar com transformações bruscas – tudo devido a riscos à saúde.

“Foi uma perda de peso dramática e eu não recomendaria isso para as pessoas”, afirmou ele na live, ressaltando que prefere pesar entre 95 e 97 kgs e que as semanas finais de gravação envolveram uma dieta bastante restritiva dentro do jejum, mas tudo devido à forma física do personagem, e não a um desejo pessoal.

Emagrecimento saudável

Compartilhar

Mais conteúdo de interesse