Como diminuir a barriga: maneiras que dão certo de acordo com a ciência

Saiba o que de fato os pesquisadores indicam na hora de montar uma boa dieta e rotina de exercícios focada em diminuir barriga

A gordura abdominal por vezes é apontada como fator de risco para doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e inflamações crônicas. Por isso, mais do que uma decisão estética, diminuir alguns centímetros das medidas da barriga é também um cuidado com a saúde.

No entanto, você não precisa embarcar em dietas restritivas para alcançar seus objetivos. Veja algumas indicações comprovadas pela ciência que auxiliam no emagrecimento.

Dicas de como diminuir as medidas da barriga

diminuir barriga
(Crédito: freepik/freepik)

Manter uma alimentação saudável é, com certeza a chave para conseguir perder alguns centímetros da cintura. Para isso, basta incluir ou excluir alguns itens que já foram estudados a fundo por pesquisadores.

Na lista do que incluir, por exemplo, estão as fibras solúveis. Afinal, elas aumentam a sensação de saciedade e diminuem a absorção de gorduras e açúcares. A proteína também pode ser uma aliada para diminuir a fome, além de ajudar a preservar a massa muscular e acelerar o metabolismo. Já o chá verde tem cafeína e ECGC, que ajudam no metabolismo e reduzem a gordura abdominal.

Por outro lado, evite o consumo de gordura trans, presente em ultraprocessados. Isso porque ela eleva o colesterol “ruim” e causa o aumento de gordura abdominal. Além disso, os carboidratos refinados podem ser substituídos por opções integrais que ajudam a melhorar o metabolismo e dão mais sensação de saciedade.

O consumo moderado de álcool e açúcar também são cruciais nessa missão. Além disso, aposte em exercícios aeróbicos para queimar gordura e na musculação, para manter os músculos e acelerar o metabolismo. Por fim, cuidar da rotina para reduzir o estresse irá auxiliar na redução do cortisol, que tende a causar o acúmulo de gordura abdominal.

Emagrecimento