Exercícios físicos não “compensam” alimentação ruim, aponta estudo

Manter uma dieta equilibrada e praticar exercícios regularmente são medidas fundamentais para garantir saúde e longevidade. E saiba que não adianta nada apostar em atividades físicas intensas e desprezar a importância da alimentação balanceada.

De acordo com um recente estudo publicado no British Journal of Sports Medicine, os exercícios físicos sozinhos não são capazes de “compensar” uma alimentação pobre em nutrientes.

Mulher pratica musculação
microgen/Istock

Para chegar à conclusão, os pesquisadores examinaram os efeitos idependentes e conjuntos da dieta e da atividade física com todas as causas de doenças cardiovasculares e mortalidade por câncer, usando uma grande amostra populacional (360.600) de adultos britânicos.

Uma alimentação de alta qualidade, segundo os estudiosos, incluía pelo menos cinco porções de frutas e vegetais todos os dias, duas porções de peixe por semana e menor consumo de carne vermelha.

Atividade física não neutraliza efeitos prejudiciais de dieta ruim

Os pesquisadores descobriram que altos níveis de atividade física não poderiam neutralizar os impactos de uma dieta pobre, e que as pessoas que mantinham alimentação de alta qualidade e altos níveis de atividade física apresentavam o menor risco de mortalidade.

E os números são bem significativos: o risco de mortalidade foi menor em 17% por todas as causas, 19% por doenças cardiovasculares e 27% por certos tipos de câncer em comparação com indivíduos que tinham as dietas mais pobres e também eram fisicamente inativos.

Verduras e legumes
DragonImages/Istock

“Algumas pessoas podem pensar que são capazes de compensar os impactos de uma dieta pobre com altos níveis de exercício ou compensar os impactos da baixa atividade física com uma dieta de alta qualidade, mas os dados mostram que infelizmente esse não é o caso”, afirmou Melody Ding, principal autora do estudo.

Em comunicado, a pesquisadora ainda afirmou que “tanto a atividade física regular quanto uma dieta saudável desempenham um papel importante na promoção da saúde e da longevidade”.

Exercícios físicos