Ter um parceiro que te apoia reduz estresse e evita depressão

por | abr 4, 2022 | Bem-estar

Pode parecer óbvio que um parceiro atencioso e solidário contribua para o seu bem-estar emocional. Mas sabia que a vida ao lado de uma pessoa responsiva pode até neutralizar os efeitos prejudiciais da depressão?

Parceiros solidários protegem a qualidade da relação de pessoas com depressão

De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Massachusetts Amherst, nos Estados Unidos, conviver com um cônjuge que te apoia não somente reduz o estresse da relação, como também evita a depressão.

Cônjuges que se apoiam ajudam na saúde mental um do outro
monkeybusinessimages/Getty Images/iStockphoto

A pesquisa, publicada na revista Social Psychological and Personality Science, envolveu mais de 200 casais recém-casados e, ao longo de três anos, avaliou como os participantes mudaram e como suas relações afetaram sua saúde.

Para a condução do estudo, os casais visitavam anualmente o laboratório e eram filmados enquanto discutiam um grande conflito da relação amorosa. O método, segundo os pesquisadores, permitiu observar a capacidade de resposta dos indivíduos em tempo real, em oposição às suas percepções.

Um parceiro que ouvia o cônjuge sem julgamentos, que tentava entender a situação, que era solidário e que se esforçava em melhorar a relação em geral estava associado a uma melhor qualidade de relacionamento.

Sentimentos podem ter impacto direto no parceiro
fizkes/Getty Images/iStockphoto

Os pesquisadores ainda descobriram que, se um dos parceiros estava deprimido, mas se o outro tinha comportamento responsivo, a qualidade da relação era protegida e semelhante à de pessoas sem depressão.

O estudo concluiu que o comportamento, a receptividade e os sentimentos de cada um têm impacto direto no parceiro. Ou seja, a capacidade de resposta dos cônjuges pode superar efeitos negativos de vulnerabilidades pessoais sobre o relacionamento.

Estudos sobre depressão