Embora não seja algo prejudicial, pode ser interessante descobrir a causa desse sintoma
Você se sentou para relaxar um pouco e, quando menos percebe, já está mexendo as pernas? De fato, o ato de sacudir as pernas pode parecer banal, mas existem algumas razões psicológicas para que ele aconteça.
Diferente da Síndrome das Pernas Inquietas (SPI), causada por danos nos nervos ou no cérebro, doença de Parkinson ou problemas de tireoide, esse movimento não é incontrolável e sequer vem acompanhado de outros sintomas. Entenda melhor abaixo, então, porque seu corpo reage assim.
O que significa sacudir as pernas sem perceber?

Antes de tudo, é importante frisar que o ato de sacudir as pernas, por si só e desde que não seja incontrolável, não representa grandes riscos à saúde. No máximo, pode ter relação com um cansaço muscular ou um choque em alguma superfície.
Na verdade, essa ação pode ter uma relação muito maior com a necessidade do corpo em processar estímulos ou liberar energia acumulada. Uma das causas mais comuns para esse tipo de movimento, segundo a plataforma de terapia online BetterHelp, é o tédio. No entanto, é possível que o ato de sacudir as pernas aconteça de maneira involuntária em um momento de alta concentração como uma maneira de canalizar o foco.
Ainda assim, a maior causadora desse movimento é, sem dúvidas, a ansiedade. Isso se dá por uma reação do corpo em se preparar para uma possível luta ou fuga, uma reação ancestral criada para enfrentar ameaças do ambiente.
Como amenizar esse sintoma?
Existem maneiras para reduzir o movimento das pernas por razões psicológicas, como:
- incorporar outros tipos de estímulo controlado (rabiscar, mascar chiclete, brinquedos antiestresse);
- ter um sono reparador;
- praticar meditação;
- buscar o auxílio de um especialista para encontrar a raiz do problema.









