6 hábitos para mudar na hora de dormir que vão melhorar sua dor nas costas

Veja qual a melhor posição para dormir a fim de não causar problemas na coluna

Dormir representa um terço de nossa vida. No entanto, poucos se atentam para isso ou dão importância a escolher uma forma de deitar que não seja prejudicial à saúde da coluna.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 80% da população mundial vai sentir dores nas costas em algum momento e é claro que a forma como você se deita pode estar diretamente ligada a isso. Para evitar problemas, então, o cirurgião de coluna do Hospital Albert Einstein, Dr. Luciano Miller, sugere como aderir hábitos melhores na hora de dormir. Veja abaixo.

Quais os hábitos ruins e a melhor posição para dormir?

(Crédito: gpointstudio/freepik)

1. Abandone a posição de bruços

Dormir de barriga para baixo é, segundo o especialista, a pior escolha. Isso porque, além de comprimir o tórax e prejudicar a respiração, essa posição força o pescoço e a lombar. “De bruços, o pescoço e a coluna ficam em posição forçada, sobrecarregando a musculatura cervical e lombar, o que pode provocar dores e tensões ao acordar”, explica o especialista.

2. Saiba como dormir de barriga para cima

Dormir com as costas no colchão pode parecer confortável, mas nem sempre é indicado. Pessoas com obesidade, apneia do sono, hipertensão ou dores nas costas, por exemplo, podem apresentar uma piorar os sintomas. Se for a sua preferida, existe como amenizar os problemas: “Mantenha os braços esticados ao lado do corpo e use um travesseiro baixo, que respeite a curvatura cervical”, aconselha o cirurgião.

3. Evite virar o pescoço

Dormir com o pescoço virado, especialmente por várias horas, sobrecarrega a região cervical. Quando isso acontece, é comum acordar com rigidez ou dores fortes.

4. Fique atento à posição fetal

Embora pareça uma posição normal, exagerar nela pode ser prejudicial. Ao curvar-se demais, é possível causar uma compressão na lombar, distorcer a coluna e restringir a expansão torácica, gerando desconforto.

5. Nada de dormir sentado sem apoio

Durante viagens ou até no sofá, dormir sentado sem suporte adequado pode ser um convite às dores cervicais. Segundo o especialista, as dores podem ainda irradiar para outras regiões da coluna.

6. Conheça a melhor posição

Dormir de lado, com a coluna reta e o pescoço bem apoiado em um travesseiro adequado, ajuda a manter o alinhamento natural do corpo. “Essa postura mantém a coluna alinhada, reduzindo tensões e o risco de dores, tanto no curto quanto no longo prazo”, conclui o cirurgião.

Dicas extras para um sono saudável

Mudar pequenos hábitos na hora de dormir podem garantir noites de sono ainda mais proveitosas. Além disso, ajudam a cuidar da saúde da sua coluna. Veja outras dicas que valem ser seguidas:

  • Use travesseiros que respeitem a posição que você dorme
  • Escolha um colchão que suporte o corpo, sem ser excessivamente duro.
  • Evite posturas que tensionem a lombar ou a cervical.

Dicas de sono