Além de trazer beleza, cor, vida e natureza para dentro de casa, as plantas ainda têm o poder de melhorar a qualidade do ar que você respira. E o fato foi comprovado até pela Nasa.
De acordo com um estudo da agência espacial, existe uma série de plantas que são capazes de filtrar o ar e diminuir a presença de gases tóxicos dos ambientes fechados.
Veja alguns exemplos de plantinhas que purificam e melhoram a qualidade do ar na sua casa, segundo a Nasa:
Espada de São Jorge
Bastante comum nos lares brasileiros por ser considerada uma planta de proteção espiritual, a espada de São Jorge purifica o ar do ambiente e produz bastante oxigênio, especialmente no período noturno.
Lírio-da-paz
A planta reduz os níveis de dióxido de nitrogênio, absorve o dióxido de carbono e filtra o ar do ambiente ao retirar gases tóxicos.
Samambaia
Bastante popular e fácil de ser cultivada, a exuberante planta pode ficar pendurada em qualquer cantinho e garante ar mais puro por filtrar poluentes.
Ficus
A planta purifica o ar por filtrar o formaldeído, um gás composto presente em colas adesivas, espuma e fumaça de cigarro, por exemplo.
Gérbera
Linda e colorida, a planta decora qualquer ambiente e ainda ajuda a filtrar gases tóxicos presentes no ar.
Jiboia
A planta purifica o ar, além de absorver e filtrar o benzeno, composto encontrado em diversos produtos de limpeza.
Dracena
A planta, que não exige muita água, mas precisa receber bastante luz, também é outro exemplo de purificador natural do ar.
Antúrio
Uma das principais “funções” dessa planta é filtrar a amônia presente no ar. Por isso, pode ser perfeita para manter na cozinha ou no banheiro. De quebra, o antúrio ainda ajuda a eliminar tóxicos liberados por produtos de limpeza.