O nauli kriya é uma técnica em que o praticante “suga” o abdômen e faz movimentos seletivos com ele, promovendo uma espécie de “rotação” com a barriga
Usando o Instagram, o músico Lucas Lima publicou um vídeo que impressionou seguidores. Nele, o cantor aparece curvado, com o abdômen “sugado” para dentro e fazendo movimentos lateralizados com a barriga em forma de ondas – algo que se chama nauli kriya e de que muitos famosos são adeptos.
Lucas Lima impressiona com vídeo praticando nauli kriya

Orgulhoso de si, Lucas Lima, praticante de ioga, mostrou ter aprendido uma técnica difícil relacionada à prática. É a chamada nauli kriya, espécie de “massagem abdominal” que praticantes do ioga relacionam a diversos benefícios para a saúde, especialmente a digestiva.
“Das minhas resoluções desse ano, essa era uma das que eu mais tinha medo de não conseguir. Eu não conseguia IMAGINAR como se aprende um troço desses? Não faz sentido nenhum!”, disse ele, refletindo sobre o processo de aprendizado pelo qual passou e a determinação em aprender.
“Eu tenho a sorte de ter estudado música desde os dois anos de idade e esse processo me fez entender que não importa o que eu quiser aprender, sempre dá. Sempre. Às vezes demora mais, às vezes, menos. Às vezes a gente tem mais ou menos facilidade, vira especialista ou fica só amador… Mas é só confiar no processo que sai. Não precisa focar nessa frescura de talento – é só insistir!”, disse ele.
Por fim, Lucas explicou brevemente a técnica. “O nauli é essa ‘sacudida na pança’, é uma técnica poderosa de limpeza, fortalecimento e energização, uma massagem interna que tem uma porrada de benefícios para a saúde”, declarou o músico. Assista ao vídeo dele clicando aqui.

Nauli kriya: o que é a prática demonstrada pelo cantor?
Segundo praticantes de ioga, o nauli é uma massagem interna que estaria ligada a:
- Fortalecimento dos órgãos abdominais;
- Melhora no aquecimento corporal;
- Alívio para transtornos digestivos;
- Estimulação da liberação das secreções gástricas (como do pâncreas, por exemplo);
- Melhora digestiva;
- Alívio de gases e constipação;
- Tonificação muscular;
- Eliminação de toxinas;
- Melhora da postura.
Ainda que não existam estudos robustos sobre as consequências da prática, quem a segue ou ensina também alerta para potenciais riscos e contraindicações. É alertado, por exemplo, que se a técnica for feita de forma errada, ela poderia gerar mal-estar e outras condições de saúde nessa região.
Além disso, ela é contraindicada para gestantes, pessoas que têm hérnia, úlceras abdominais, hipertensão e doenças cardíacas, e que estejam no pós-operatório de alguma cirurgia.
Como fazer?

O nauli kriya é considerado uma técnica avançada de ioga. Sendo assim, não se indica tentar a técnica sem praticar ioga de forma constante e correta – e especialmente sem antes dominar o uddiyana bandha, sucção abdominal. Não é recomendado testar essas práticas em casa e sem supervisão, visto que elas exigem muita pressão abdominal e podem gerar mal-estar.
Para aprender essa técnica, indica-se buscar um bom instrutor de ioga que possa ensinar da forma correta e se atentar para problemas na execução. Em geral, essa técnica é feita em jejum e começa com uma técnica de respiração. Na sequência, é feita a contração seletiva do abdômen, seguida pela execução dos movimentos laterais e “rotativos”.