Música emociona, distrai, alegra, enfim, tem impacto imediato no humor. Mas sabia que ela também tem o poder de afetar de forma significativa o seu bem-estar e melhorar sua qualidade de vida? Foi o que descobriu um recente estudo publicado no Journal of the American Medical Association.
Música melhora o humor e o bem-estar
Para o trabalho científico, os pesquisadores analisaram 26 estudos que investigaram os efeitos de intervenções musicais (ouvir ou produzir canções) em quase 800 participantes.
Esses estudos exploraram tópicos como o efeito da música sobre o estresse e a ansiedade em pacientes com doença coronariana, o impacto do canto em grupo no bem-estar de pessoas com e sem condições crônicas de saúde, além dos efeitos da musicoterapia no combate à depressão.
Foi possível descobrir, por meio das revisões, que as intervenções musicais estavam ligadas a “melh
orias clinicamente significativas” na saúde física e mental dos participantes.
No que diz respeito à saúde mental e bem-estar, os estudiosos observaram que os ganhos eram comparáveis a outras intervenções não-farmacêuticas, como a prática regular de exercícios físicos, por exemplo.
Combinar intervenções musicais com métodos terapêuticos tradicionais pode ter uma recompensa significativa em pessoas que lidam com outros problemas de saúde, avaliou a pesquisa.
Apesar dos resultados bastante positivos, os autores do trabalho observaram que são necessárias mais pesquisas para determinar quais seriam as melhores intervenções musicais para aumentar o bem-estar, assim como quantas músicas uma pessoa precisaria ouvir ou criar para experimentar esses efeitos no humor.
Bem-estar e qualidade de vida
Ter uma dessas plantinhas ajuda a melhorar a qualidade do ar na sua casa
Técnica que psicóloga usa para acalmar a mente relaxa ao som de uma palavra
Ter um parceiro que te apoia reduz estresse e evita depressão