Acessório é ótimo para auxiliar no sono, mas pode ser causador de problemas de saúde
O travesseiro é um acessório fundamental para o conforto durante o sono. Afinal, ele garante que seu corpo fique melhor alinhado e que seu pescoço possa relaxar.
No entanto, o que muita gente não sabe é que ele tem prazo de validade. As manchas amarelas que aparecem no travesseiro, por exemplo, já indicam que algo não está certo. Além disso, há outros pontos que decretam que está na hora de comprar um novo. Veja quais são.
O que são as manchas amarelas no travesseiro?

Assim como o colchão, o travesseiro absorve muita coisa enquanto dormimos. Afinal, mesmo após tomar banho para deitar, é comum suar e perder células mortas durante a noite. Além disso, algumas pessoas podem ainda acabar babando, o que tende a deixar esse acessório úmido.
Com o uso recorrente, então, é comum que surjam as manchas amareladas. Elas costumam ser mais intensas se você não faz o uso de capa protetora ou se não troca a fronha regularmente.
No entanto, elas podem ser apenas a ponta de um problema. Isso porque podem estar acompanhadas de uma proliferação de fungos e bactérias que, quando não são exterminadas, causam alergias, resfriados, acne ou irritação na pele.
Para evitar tais manchas, você pode adotar alguns cuidados:
- uso de capa protetora e troca frequente das fronhas;
- deixar os travesseiros ventilados entre os usos;
- lavar de acordo com a indicação do fabricante.
Quando é a hora de trocar de travesseiro?
Embora nem sempre indique, as manchas amarelas podem, sim, ser um aviso de que está na hora de trocar esse acessório. Além disso, há outros pontos que você pode observar como:
- diminuição da densidade;
- cheiro estranho;
- não voltar ao formato após ser dobrado;
- desconforto no pescoço.
De maneira geral, o travesseiro de um adulto deve ser trocado a cada 2 anos.