Truques da neurociência para acordar mais cedo: 3 dicas para ficar mais bem disposto

Aprenda a programar seu cérebro para despertar mais rapidamente

Embora você se levante cedo, sente que não desperta corretamente e fica boa parte da manhã sonolento? Então, você precisa conhecer alguns truques para acordar mais cedo de acordo com a neurociência.

No Instagram, a neuropsicóloga a psicanalista Maria Nogueira Maia listou algumas dicas que garantem que seu organismo desperte de maneira mais rápida.

Truques para acordar mais cedo

(Crédito: freepik/freepik)

Luz matinal direto nos olhos

Assim que acordar, ou o mais próximo disso que puder, é importante se colocar em contato com a luz do sol. Isso ajuda a despertar e regular o ciclo circadiano, pois “seu cérebro entende que ele precisa estar em sistema de alerta naquele horário”. Ao longo dos dias, vai ficando mais fácil de acordar.

Não ative o modo soneca

Segundo Maria, você precisa combater o movimento de inércia do sono. Ou seja, no momento que você está despertando, sua probabilidade maior é de voltar a dormir. Por isso, é importante, levantar assim que acordar.

Para isso, a neuropsicóloga sugere o método 3, 2, 1. Você abre os olhos, faz a contagem regressiva e levanta. “Vai fazer qualquer coisa. Eu gosto de beber 500ml de água e fazer um pouquinho de alongamento”, sugere.

Mantenha a consistência

Não importa se você está de férias ou é final de semana, você tem uma janela que você tem para dormir mais ou menos é de uma a duas horas. Se você varia muito mais do que isso, dificilmente conseguirá despertar bem dentro da rotina.

Além disso, não vale todos os dias ter uma janela de até duas horas de diferença. Isso serve como uma exceção.

Sono