Zumba step emagrece ainda mais e torneia bumbum e coxas

por | jun 30, 2016 | Alimentação

Zumba step promete ser a mais nova queridinha das meninas nas academias. Se uma aula de zumba tradicional emagrece até mil calorias por aula, a nova modalidade potencializa a dança e é capaz de queimar mais calorias e dar mais resultados. Isso porque o step faz com que o exercício trabalhe membros inferiores, torneando pernas, coxas e deixando o bumbum durinho.

Leia também

Conheça o treinamento suspenso das famosas que extermina barriga

Kangoo Jumps emagrece até 800 cal por aula e extermina celulite

Exercícios para coxas: personal ensina a fazer sozinha em casa

O que é zumba step?

Movimentos de dança da zumba são aliados a subidas e descidas no step (Créditos: Ana Flora Toledo / Bolsa de Mulher)

É a união de duas modalidades frequentes em academias: as aulas de zumba e de step. A primeira se caracteriza por movimentos coreografados ao som de ritmos contagiantes, sendo um potente exercício aeróbico para queimar calorias. Já o step, prática mais antiga e pouco procurada atualmente, é uma sequencia feita com auxílio de uma plataforma, na qual é preciso subir e descer diversas vezes, atividade que tonifica os membros inferiores do corpo.

Juntas, as aulas se transformam na zumba step, que funciona assim: em uma sala com diversas alunas, cada uma usando um aparelho de step, um professor ensina coreografias ao som de músicas animadas, onde é preciso fazer movimentos com os pés no chão e também em cima do aparelho.

“A ideia de unir os dois é proporcionar uma variação de aula para a zumba tradicional, e dar uma utilidade maior para o step. Atualmente todas as academias têm step, mas nem todas as academias usam o step como aula, apenas como complemento em outras atividades. Mas ele tem um grande potencial para definir o corpo”, conta o instrutor Raphael Rosa, da academia Runner, em São Paulo.

Benefícios da aula

Segundo o professor, a modalidade promove uma oscilação na frequência cardíaca, unida ao trabalho muscular intensificado pelo uso do step. “Com isso você tem uma amplitude maior de movimentos e uma otimização de queima calórica. Você vai queimar mais calorias unindo o trabalho aeróbio com o muscular”.

Com a prática frequente, a aluna poderá perceber em pouco tempo as pernas mais duras, com coxas fortalecidas, e também o bumbum mais firme. “A mulherada sempre gosta de exercícios que promovam a tonificação de quadríceps, por isso é uma ótima alternativa para quem busca esse tipo de resultado”, explica Rosa.

Quem pode fazer?

Qualquer pessoa que não possua restrições médicas para prática de atividade física pode fazer aulas de zumba step. De acordo com o instrutor, até mesmo quem está saindo do sedentarismo pode apostar na atividade. “Não são separadas turmas por níveis, todos têm aula juntos. A intensidade do exercício vai depender da intensidade do movimento. Uma pessoa iniciante poderá fazer movimentos mais leves, enquanto alguém em estágio avançado poderá se dedicar mais, abaixar mais, colocar mais força na pisada e assim por diante”.

Para começar, basta encontrar uma academia que já possua a modalidade. É possível descobrir um professor credenciado através do site oficial da zumba no Brasil.

Aulas não têm divisão por níveis, iniciantes e veteranos praticam juntos (Créditos: Ana Flora Toledo / Bolsa de Mulher)

Bolsa testou!

Acompanhamos uma aula com o professor Raphael Rosa e constatamos que o exercício é divertido e gostoso de fazer, mas exige bastante coordenação para copiar os passos. Os ritmos passam, em geral, por diferentes estilos da música latina – ele dançou ao som de cumbia, salsa, merengue e rolou até um samba, entre outros – e ajudam a ter disposição e não desistir no meio da sequência.

O cansaço evidente após a aula de 1 hora passa despercebido ao longo dos movimentos, por isso acaba sendo mais fácil se dedicar e conseguir perder peso. Mas, fica a dica: se cansar muito, dê um tempo no exercício, beba água e volte, você não vai perder muita coisa. Ou ainda, se não aguentar e preferir assim, abandone o step e siga os passos do professor sem subir na plataforma. Será bem mais tranquilo chegar até o final da aula. O mais importante é tentar e não ultrapassar seus limites.

Se você ainda não conhecia a aula tradicional de zumba ou não sabe se vai gostar de praticar a dança, assista ao vídeo que reforça os benefícios dessa atividade e descubra se combina com você!