Zumba emagrece: britânica perde 38 quilos. Compare fotos

Foi quando tentou e não conseguiu entrar em um vestido de casamento tamanho 48 – sendo obrigada a aceitar o tamanho 50 –, que a esteticista Lindsey Jones prometeu a si mesma que iria perder peso antes de se casar com seu futuro marido, Sid.

Leia também

Juliana trocou a cirurgia de redução de estômago pela zumba

Coleção de DVDs da zumba fitness para malhar em casa

Exercícios que mais queimam calorias

‘Cheguei ao ponto de não caber em um tamanho 48 sem me dar conta do meu verdadeiro peso’, disse Lindsey ao Daily Mail. ‘Eu estava sentada, comendo bolos de creme, quando percebi que não podia continuar daquela maneira e muito menos me casar com 114 quilos’.

A mãe de dois filhos que passava o dia comendo biscoitos, bolos e salgadinhos, passou a frequentar aulas de zumba, modalidade que agrupa salsa, samba e reggaeton, em Bewdley, sua cidade natal, no Reino Unido.

Antes e depois de Lindsey Jones (Foto: Daily Mail/ Reprodução)

Lindsey perdeu cerca de treze quilos antes de seu casamento e mais 25 depois do grande dia. A paixão pela aula de dança fitness foi tão grande que fez com que ela largasse sua profissão de esteticista para se tornar instrutora de zumba. ‘Essa tem sido uma maneira incrível de perder peso’, finaliza.

Lindsey perdeu 38 quilos e se tornou instrutora de zumba (Imagem: Daily Mail/Reprodução)

Benefícios da zumba

Zumba fitness

A mistura de hip hop, pop, rap, bhangra, flamenco, dança do ventre, dança africana, além da salsa, merengue, cumbia e reggaeton permite que os alunos tenham um alto gasto calórico sem sentir que estão se esforçando. Segundo Raphael Rosa, especialista educacional da Zumba, as aulas, que duram de 45 minutos a uma hora, podem queimar até mil calorias.

A zumba fitness se diferencia de outras atividades aeróbicas porque a mistura de ritmos feita durante a aula provoca uma oscilação da frequência cardíaca que faz com que o aluno experimente diversos níveis de intensidade sem pausa. Isso possibilita um gasto calórico maior e mais eficiente. “Além disso, as músicas e a dinâmica da aula fazem com que a pessoa perca calorias enquanto se diverte”, afirma o especialista educacional da Zumba. A música muda de quatro em quatro minutos, os passos são fáceis e os instrutores passam a coreografia na hora.

Zumba Step

Essa é a união de duas modalidades frequentes em academias: as aulas de zumba e de step. Juntas, elas  se transformam na zumba step, que funciona assim: em uma sala com diversas alunas, cada uma usando um aparelho de step, um professor ensina coreografias ao som de músicas animadas, onde é preciso fazer movimentos com os pés no chão e também em cima do aparelho.

“A ideia de unir os dois é proporcionar uma variação de aula para a zumba tradicional, e dar uma utilidade maior para o step. Atualmente todas as academias têm step, mas nem todas as academias usam o step como aula, apenas como complemento em outras atividades. Mas ele tem um grande potencial para definir o corpo”, conta o instrutor Raphael Rosa, da academia Runner, em São Paulo.

Assista a uma aula de zumba e veja as impressões de nossa repórter: