É hora de colocar o bloco na rua! Marchinhas, sambas, axé. Não importa o ritmo, o que vale agora é curtir o carnaval. E junto com a folia, vem a cervejinha, o churrasquinho, a caipirinha, as noites maldormidas, e quando você vê, já não se agüenta em pé. A gente sabe que a empolgação nesta época do ano é grande e a vontade de se divertir também, mas alguns cuidados devem ser tomados, ou você corre o risco de voltar mais cedo para casa. Para ajudar os que planejam se esbaldar no carnaval, perguntamos aos especialistas o que a gente deve – e não deve – fazer para manter o pique durante todos os dias da maior festa popular do mundo.
Ter uma alimentação saudável é regra fundamental para a vida toda, e não seria justamente no carnaval que isso ia mudar. Na verdade, garantir a energia necessária para brincar depende muito da alimentação, que deve ser reforçada já alguns dias antes do carnaval. É preciso ter uma ingestão adequada de carboidratos, proteínas, gorduras, fibras e, principalmente, água, para manter o metabolismo regrado e garantir energia e hidratação suficientes para manter o pique.
Segundo a nutricionista Fernanda Albuquerque, da academia Universidade do Corpo, no Rio de Janeiro, é importante ingerir frutas, verduras, legumes e cereais integrais, pois estes fornecem energia de maneira gradativa durante o dia. As proteínas (de preferência carnes e queijos brancos, leite e derivados) também não podem sair do prato, já que interferem diretamente na imunidade do organismo e têm um menor teor de gordura. E não precisamos nem dizer que frituras, doces e álcool devem ter seu consumo controlado; além de causarem gastroenterites, ainda aumentam o risco de desidratação.
E quem pretende peregrinar por todos os eventos que rolam no carnaval recarregar as energias e garantir a animação para o dia seguinte é fundamental. Para estes casos, Fernanda Albuquerque sugere um desjejum bem distribuído, com pães e biscoitos, leite e derivados, geléias, frutas e sucos. “Embutidos, como presunto, salame e mortadela, e enlatados, como os patês, por exemplo, devem ser evitados. Além de gordura, contêm muito sódio”, ressalta. Muita gente opta por fazer um lanchinho durante a folia.
Nesses casos, o clínico geral Luiz Felipe Guimarães não recomenda as famosas barrinhas de cereal. “Elas contêm muito açúcar e gorduras-trans”, afirma. A sugestão do médico é levar granola (que não tem açúcar e é muito energética e nutritiva) e sementes como a castanha de caju e as nozes. “Elas são ricas em sais e olegoelementos, que dão sensação de saciedade e tonificam o corpo”, explica. A nutricionista Fernanda Giannecchini dá outra dica: a recuperação dos foliões deve incluir, pelo menos, dois litros de água por dia. O consumo de água de coco também está liberado. Ela repõe os eletrólitos perdidos com a transpiração durante a festa e contém sais minerais, garantindo hidratação e energia.
A interrupção do ciclo do metabolismo é um fator que provoca muito cansaço.
Antes do início da próxima “maratona”, é fundamental ter uma boa noite de sono. Fernanda Giannecchini destaca que são necessárias cerca de oito horas de descanso. “A interrupção do ciclo do metabolismo é um fator que provoca muito cansaço”, comenta ela. Mas, para quem prefere trocar a cama por algumas latinhas de energético, o Dr. Luiz Felipe alerta: eles contém vários elementos que provocam excitação, mas têm poucas vitaminas e nutrientes. “Por isso, podem provocar excitação e desregular o sono. O melhor a fazer é tomar água de coco e dormir”, completa.
E, se você não fez nenhuma atividade física durante todo o ano, é bom pegar leve na empolgação. Para Fernanda Albuquerque, o ideal seria que as pessoas começassem a fazer alguma atividade pelo menos seis meses antes do período de folia. “É legal associar atividades aeróbicas a exercícios que trabalhem diferentes grupos musculares de maneira isolada, como a musculação. Assim você aumenta seu fôlego e a elasticidade e resistência das fibras musculares, o que evita futuras lesões por fadiga”, esclarece a nutricionista. Segundo ela, qualquer pessoa que tomar as devidas precauções pode evitar problemas inesperados durante o carnaval. Esses cuidados são simples e garantem a disposição necessária para enfrentar a folia com a saúde em dia, muita energia e um corpo de causar inveja.