Você precisa alimentar seu cérebro para ter memória e foco

ShutterStock

Falta de foco, esquecimentos constantes e fadiga nem sempre estão relacionados, por exemplo, a um quadro de estresse ou ansiedade. Os sintomas podem ser resultado de uma alimentação inadequada ou dieta pobre.

Em seu perfil no Instagram, a nutricionista Patricia Davidson afirma que o cérebro indica que é necessário um suporte nutricional quando há sinais como memória ruim, dificuldade de concentração, sono alterado, cansaço excessivo e dor de cabeça.

Alimentos que favorecem o cérebro e a memória

De acordo com a profissional, para alimentar o cérebro e garantir foco e boa memória é preciso prestar atenção ao cardápio e valorizar, por exemplo, o consumo de boas fontes de gorduras, com as presentes em opções como abacate, castanhas, amêndoas, azeite, sementes, chia, peixes ricos em ômega 3.

Para prevenir o envelhecimento celular, melhorar a circulação e turbinar o cérebro, aposte ainda em alimentos como cúrcuma, açaí, frutas vermelhas, chás (hibisco, chá verde, rooibos) e vegetais verdes, que são ricos em antioxidantes.

Estudos apontam que pessoas que comem ao menos uma porção diária de folhas verdes, como a couve-manteiga por exemplo, têm uma taxa mais lenta de declínio das habilidades de memória e pensamento.

O brócolis é considerado protetor natural da memória por ser fonte de luteína, um composto que tem ação anti-inflamatória e que auxilia na sinalização entre as células cerebrais.

Ainda entre os vegetais verdes, outro que merece destaque é o espinafre. Uma porção diária é capaz de deixar seu cérebro até 11 anos mais jovem. Por ser rico em luteína, um componente que contribui para a saúde cerebral, ele ajuda a preservar a memória e deixar o raciocínio mais rápido.

ShutterStock

Ainda segundo a nutricionista, é preciso consumir adequadamente proteínas, já que a função cerebral depende de neurotransmissores que são dependentes dos aminoácidos, presentes principalmente nas proteínas.

O ovo, por exemplo, além de fonte de proteína, é rico em uma substância chamada colina, essencial para fixar a informação no cérebro, mantendo as memórias intactas. O alimento também possui vitaminas do complexo B, que auxiliam na concentração.

ShutterStock

Mas além de incluir alimentos saudáveis no menu é preciso fazer algumas restrições. Se você deseja ter sua mente funcionando perfeitamente, deve evitar a ingestão de sal e açúcar em excesso.

De acordo com um recente estudo publicado na revista científica Nature Neuroscience, uma dieta rica em sal compromete funções cognitivas e atrapalha a memória e os pensamentos. Já o açúcar, além do seu efeito viciante, deixa o cérebro mais lento e pode causar até uma espécie de “coma” mental.

https://www.instagram.com/p/BwrRU-3nYcy/

Como proteger o cérebro e a memória