A correria do dia a dia e a falta de tempo para as tarefas domésticas provocam grande impacto na alimentação das famílias, que cada vez mais conta com produtos prontos e industrializados à mesa. O tradicional molho de tomate está entre uma das comidas que mais apresenta diferenças entre versões enlatadas e a caseira.
Molho de tomate pronto faz mal para a saúde
A principal diferença entre molho de tomate pronto e o feito em casa está na quantidade de sódio: enquanto 1 colher de sopa de molho caseiro tem em média 5 mg de sódio, a versão industrializada possui cerca de 120 mg de sódio, dependendo da quantidade de temperos adicionada ao alimento.
Além disso, o molho de tomate enlatado ou vendido em saquinhos tem quase duas vezes mais calorias e gordura que o caseiro e também maiores quantidades de açúcar – cerca de três vezes mais.
Como nem sempre é possível preparar o molho de tomate a cada refeição, especialistas indicam fazer uma grande quantidade do alimento e conservá-lo no congelador.
Assim é possível ter à mão uma opção saudável e prática sem precisar recorrer aos produtos industrializado. E até quem não costuma se arriscar na cozinha vai encontrar facilidade em fazer uma receita simples de molho de tomate caseiro que conta com poucos ingredientes e fica pronto rapidamente.
Dieta, alimentação e saúde
- Dieta antioxidante: cardápio que te torna uma “máquina de saúde”
- Dar nome “sedutor” à salada pode aumentar sua vontade de comê-la
- Pior lista de supermercado possível para quem retém líquido