Vigilantes do Peso foi eleita dieta mais fácil de seguir do mundo; saiba tudo sobre ela

O Vigilantes do Peso surgiu na década de 1960 nos Estados Unidos e existe há mais de 40 anos no Brasil. A dieta ficou mundialmente famosa com o programa de emagrecimento ProPontos, que tem como finalidade restringir o consumo de calorias através de um sistema de pontuação.

Em 2017, a U.S. News & World Report (autoridade global em rankings e conselhos para consumidores) elegeu o Vigilantes do Peso como campeão em quatro categorias: “Dieta mais fácil de seguir”, “ Melhor dieta para perda de peso”, “Melhor dieta da para perda de peso rápida” e “Melhor plano de emagrecimento”.

O ranking anual, que também elegeu a Dieta Dash como sendo a melhor do mundo pela 7ª vez, é elaborado por um grupo que reúne alguns dos melhores nutricionistas, consultores de dietas e especialistas em diabetes, saúde do coração e perda de peso dos Estados Unidos.

Novo Vigilantes do Peso: como funciona

iStock

O novo programa do Vigilantes do Peso foi intitulado “+Leve” e visa ajudar os associados a conquistar o bem-estar através de 3 pilares: alimentação, atividade física e mentalidade positiva.

“O +Leve mantém uma das principais características do Vigilantes do Peso: plano alimentar flexível, sem restrição de alimentos, e redução de peso sustentável. O diferencial é que o bem-estar tem um peso maior e oferecemos mais ferramentas para que esse objetivo seja alcançado”, diz o diretor do Vigilantes do Peso Rodrigo Strickland Faro.

Reuniões semanais

shutterstock

Além dos livros oferecidos, os participantes do programa são aconselhados a frequentar reuniões semanalmente para tirar dúvidas e receber orientações sobre como fazer escolhas saudáveis e nutritivas.

Além disso, os encontros também têm o objetivo de motivar os participantes, que trocam dificuldades e se apoiam.

“Os orientadores das reuniões semanais quase sempre são ex-associados, ou seja, pessoas que emagreceram com o Vigilantes do Peso. Cada reunião tem um tema e é interessante porque os participantes conhecem outras pessoas que também estão tentando emagrecer”, explica o coordenador de nutrição do Vigilantes do Peso Matheus Motta.

Cota diária de pontos

Quem adere ao programa recebe no mesmo dia todas as orientações em uma reunião inicial, além do material com receitas elaboradas por uma equipe de nutricionistas e o cálculo individualizado de sua cota diária de pontos. Para isso, são levados em consideração idade, sexo, altura e peso

Pelo aplicativo do programa, os participantes conseguem checar a pontuação de centenas de alimentos e subtrair os pontos de sua cota conforme forem se alimentando ao longo do dia.

“Os alimentos são pontuados de acordo com o esforço do organismo para processá-los individualmente e também de acordo com a saciedade que eles promovem. As pessoas que seguem o programa são estimuladas a fazer escolhas alimentares nutritivas, que saciam e que levam ao emagrecimento”, explica Motta.

Cardápio

Não existe a proibição de nenhum alimento, mas o indicado é manter uma alimentação o mais saudável e balanceada possível, com proteínas, carboidratos, gorduras e fibras.

“O participante come o que quiser, mas, se escolher comer apenas doce, sua cota diária vai acabar no meio do dia, pois a pontuação de doces é maior”, explica o coordenador de nutrição. “O material vem com orientações saudáveis, que são de cinco porções diárias de frutas e verduras, carnes magras duas vezes ao dia, leite e derivados desnatados três vezes ao dia e bastante água.”

Quanto emagrece?

De acordo com o Vigilantes do Peso, o novo programa proporciona um emagrecimento saudável, sem radicalismos, e permite a perda de até 1 kg por semana.

Contudo, quem estabelece a meta de emagrecimento é o próprio associado. O intuito do programa é que seu IMC fique entre 20 e 25, que é o considerado saudável, mas cabe a cada um decidir se quer ficar mais próximo do IMC 20 ou 25.

Depois de chegar ao peso desejado, o participante pode aumentar um pouco a pontuação diária e segui-la para sempre sem problemas, já que a dieta não é restritiva. Todas estas adaptações podem ser conversadas ao longo do programa com a ajuda do coordenador de cada grupo. 

Modalidade Express

iStock

Para as pessoas que querem emagrecer sem precisar contar pontos, o Vigilantes do Peso lançou a modalidade Express. Neste plano, os associados são orientados a comer até se sentirem satisfeitos.

“A ideia é uma alimentação consciente, em que se presta atenção aos sinais que o corpo dá para comer apenas o suficiente para se sentir saciado”, explica Motta.

Quem opta por esta modalidade recebe uma lista de “alimentos plenos”, que são comidas nutritivas ricas em fibras e pobres em gordura que ajudam a dar saciedade e, consequentemente, no emagrecimento. Feijões, laticínios desnatados, fontes de proteína magra e frutas são alguns exemplos de alimentos indicados neste plano.

PontosFit

Outra novidade do programa são os PontosFit, responsáveis por medir a quantidade de atividade física praticada. Atividades do dia a dia, como brincar com as crianças, levar o cachorro para passear, subir escadas e fazer compras, também geram pontos e ajudam os associados a atingirem a meta diária, que é pré-estabelecida na reunião.

Quanto custa e quem pode fazer 

A mensalidade do Vigilantes do Peso custa R$ 129,90. O programa é contraindicado para gestantes e crianças menores de 10 anos. Adolescentes entre 11 e 17 precisam da autorização dos pais e de um médico para entrar. 

Emagrecimentos com Vigilantes do Peso