null: nullpx
cerveja-Tasaudavel

Beber uma lata de cerveja é o mesmo que comer um pão francês? Número de calorias é igual

Apesar de serem caloricamente equivalentes, composição nutricional muda
Publicado 24 Ago 2022 – 10:34 AM EDT | Atualizado 24 Ago 2022 – 10:34 AM EDT
Compartilhar
Default image alt
Pãozinho e cerveja são caloricamente equivalente Crédito: Arlette Lopez /istock Moussa81/istock

Você já escutou que tomar uma cerveja é o mesmo que comer um pãozinho francês em termos de impacto na dieta? De fato, em relação às calorias, eles se equivalem. Mas a composição nutricional de ambos é muito diferente e, por isso, beber duas latinhas de cerveja e comer dois pães franceses tem efeitos bem desiguais sobre o corpo.

Cerveja equivale a um pão francês?

A nutricionista Luanna Caramalac Munaro, fundadora do instituto LCM, esclarece que tanto uma lata de cerveja de 350 ml quanto um pão francês possuem cerca de 145 calorias.

Entretanto, a bebida é mais nociva para o organismo do que um pãozinho francês por conta de sua composição, que além do glúten, também inclui o álcool.


"Além do glúten, a cerveja é uma bomba para o corpo por conta da presença do álcool. Esses dois compostos são altamente calóricos e inflamatórios para o organismo", explica a especialista, afirmando que os dois componentes podem causar inchaços e retenção de líquidos.

A nutricionista ressalta que o mesmo vale para pães integrais e cervejas de menor teor alcoólico.

"Às vezes as pessoas acham que pela bebida conter menos álcool, ela pode tomar mais e acaba extrapolando na quantidade. Isso acontece com pães integrais também", explica.


Apesar da correlação ser real, mantendo uma dieta equilibrada, não é um problema tomar cerveja ou comer um pãozinho. O malefício está no exagero.

"Tudo depende da quantidade ingerida e da frequência em que se come os pães e se bebe a cerveja", finaliza Luanna.

Cerveja: informações importantes

Compartilhar

Mais conteúdo de interesse