Já ouviu falar em treino funcional? O método usa exercícios muito dinâmicos para deixar o corpo magro e definido ao mesmo tempo. A novidade é que você pode fazer o exercício em grupo, o que, além de mais barato, pode ser bem mais divertido.
Leia também
Funcional fight: luta emagrece e tonifica os músculos
Famosas que apostam no treinamento funcional
O que é treino funcional? Conheça diferentes tipos
Treinamento funcional em grupo: como funciona?
Em geral, as aulas são feitas em grupos de até 16 pessoas. O ideal é que as turmas sejam pequenas para que o professor consiga observar todos os praticante e corrigir eventuais erros de execução dos exercícios.
Além de exercícios com o peso do próprio corpo, podem ser utilizados acessórios diferentes, como bolas, bosu, elásticos, kettlebell, barras, alças para treinos em suspensão e outros itens. Tudo isso deixa o exercício mais atrativo e dinâmico, ideal para quem acha a musculação monótona.
Na academia Bio Ritmo, por exemplo, uma das que oferecem a modalidade, o treino em grupo é feito com diferentes estações. Em uma o aluno faz exercício com o peso do próprio corpo, como a prancha, e na seguinte faz exercícios com elásticos. Assim, os alunos se revezam entre essas e outras várias atividades.
O ideal é que o treino seja supervisionado por um educador físico, que garante que a execução seja correta, minimiza as chances de lesão e garante que o fortalecimento muscular e o gasto de energia sejam adequados.
Calorias gastas
Uma hora de treinamento funcional queima aproximadamente 1000 calorias, mas as aulas costumam durar 45 minutos, situações em que o gasto é de cerca de 800 calorias.
Benefícios
Como não existe pausa entre as séries de treinamento funcional, há um bom ganho de condicionamento físico e um grande número de calorias gastas. Além disso, os exercícios exigem força e definem os músculos. Ou seja, ao invés de fazer uma hora de esteira e outra uma hora de musculação, você acaba fazendo os dois ao mesmo tempo. Agilidade, resistência física, consciência corporal e equilíbrio também entram na lista de benefícios.
Onde fazer treinamento funcional
Fazer o treino funcional envolve a contratação de um personal trainer e a compra dos equipamentos (você também pode usá-los em uma academia, mediante matrícula e pagamento das mensalidades). Fazendo o treino funcional coletivo, os gastos são divididos entre várias pessoas e, portanto, a conta sai mais barata. Que tal montar uma turma no seu condomínio?
Outra opção é fazer o treino em academias, onde, além dos valores serem mais brandos, você possivelmente poderá fazer outras aulas e utilizar outros equipamentos, como esteiras e elípticos.
Exercícios funcionais: veja 5 opções
–>