Técnicas para dormir

por | jun 30, 2016 | Alimentação

Por Redação

redacao@bemleve.com.br

Adeus à contagem de carneirinhos! Algumas técnicas de controle do corpo e da mente podem ser uma boa pedida para ajudar você a pegar no sono. “Yoga e meditação contribuem, principalmente, porque esquecer dos problemas e pensar em coisas positivas favorece o sono”, sugere o neurologista Shigueo Yonekura. A doutora Ana Estela Pereira vê nessas terapias uma chance a mais para eliminar um grande vilão quando o assunto é o sono: o estresse. “É uma das causas mais frequentes em distúrbios”, reitera.

De acordo com o especialista em Medicina Chinesa Jou Eel Jia, a auto-hipnose e técnicas de Yoga e meditação são aliadas na correção de distúrbios do sono mais graves, porque reduzem a irritabilidade das ondas cerebrais na região do córtex. “A meditação teria um bom resultado clínico se aplicada a um quadro de apneia. Ela causa alterações na consciência, modificando a fisiologia do organismo”, explica.

[olho]Não devemos confundir relaxamento com meditação. Diversos estudos científicos comprovaram que apenas a meditação corrige distúrbios do sono[/olho]

A arquiteta Juliana Cabral, de 30 anos, é íntima do efeito do estresse para o sono e levou a melhor nessa batalha quando escolheu a meditação como arma. “Quando comecei a trabalhar, percebi que o meu sono piorou. Eu acordava várias vezes durante a noite e demorava a dormir novamente. Isso me deixava bastante cansada no dia seguinte. Tinha certeza de que era estresse”, conta ela, que apelou para as terapias alternativas. “Troquei a musculação pela meditação”. Dessa forma, Juliana mandou uma mensagem ao corpo: “Disse que era hora de baixar a bola e se preparar para dormir”.

Meditação X relaxamento

Engana-se quem pensa que meditação e relaxamento são sinônimos. No caso do relaxamento, a mente até desacelera, mas volta ao normal logo depois; não há um efeito contínuo. “Não devemos confundir relaxamento com meditação. Diversos estudos científicos comprovaram que apenas a meditação corrige distúrbios do sono”. Só não precisa descartar a prática. Apesar de perder espaço para a meditação, o relaxamento funciona bem no combate à insônia que não é crônica.

É bom lembrar que os pequenos também podem fazer uso dessas técnicas. “Ensinando as crianças a controlar a mente com a meditação teremos alguém que dormirá melhor e, consequentemente, terá um rendimento escolar melhor, além de um comportamento mais calmo”, analisa o doutor Jou Eel Jia.

Há quem garanta que atividades aquáticas ou um banho morno são milagrosos. Alongamentos, a leitura de um livro com algum assunto leve e massagens são as dicas do fisioterapeuta Cláudio Cotter. “Tudo isso, sem dúvida, é benéfico para o sono”, coloca.

Dormir bem é fundamental. Você deve estar cansada de saber disso – perdoem o trocadilho. Ao ler o nosso especial “Sono Ideal”, morta de cansaço pela falta de horas de sono, você e todas as outras pessoas que têm problemas para pregar o olho podem relaxar: há luz no fim do túnel – não esqueça de apagar na hora de dormir ! Esperamos que, agora sim, você tenha uma boa noite.