Suplementos alimentares são ferramentas úteis para potencializar a saúde e definir o corpo, mas o uso descabido pode trazer consequências negativas como o aumento de peso.
A seguir, veja qual suplemento pode engordar e o que fazer para evitar esse efeito:
Suplemento engorda ou emagrece?
Segundo a nutricionista Angélica Grecco, do Instituto Endovitta, o objetivo de cada paciente ao usar o suplemento é que irá definir se haverá ou não mudança na balança.
Por exemplo, se a finalidade da suplementação é ganhar massa muscular, haverá ganho de peso; já se o propósito é suplementar alguma restrição alimentar, o peso permanecerá o mesmo; há ainda quem recorra ao produto para preservar a massa magra e perder a gorda e, portanto, verá o peso diminuir.
Em todos os casos, o que não deve acontecer é o aumento da porcentagem de gordura, efeito que só aparece quando há consumo excessivo ou de modo incorreto dos suplementos.
Suplemento engorda se parar de malhar?
Tomar suplemento e não malhar pode ser maléfico apenas em alguns casos.
Se a substância tem como função complementar a alimentação em situações de restrição alimentar, não é obrigatório praticar atividades físicas paralelamente.
Já os produtos usados para aumentar a massa muscular podem acarretar em ganho de peso se a pessoa não malhar, já que o aporte calórico ou proteico será maior do que o gasto energético.
Risco de engordar de cada suplemento
Whey protein
O whey protein é um suplemento extraído do soro do leite e com alta quantidade de proteínas. Além de aumentar a massa magra, ele ainda é digerido lentamente e, por este motivo, aumenta o tempo de saciedade.
O produto é um ótimo complemento para pessoas que enfrentam restrições alimentares ou àquelas que querem ganhar músculos.
Se usado sob orientação de um profissional, whey protein não engorda ou aumenta a porcentagem de gordura, mas o uso exagerado ou incorreto causa ganho de peso e sobrecarrega os rins.
Creatina
Creatina é uma substância formada pelos aminoácidos arginina, glicina e metionina, os quais têm como objetivo trabalhar ainda mais os músculos e promover energia para treinos intensos.
Segundo a nutricionista, esse suplemento não engorda, mas aumenta a retenção de líquido e, portanto, pode gerar inchaço e sensação de ganho de peso.
Albumina
A albumina regenera a musculatura, promove o ganho de massa magra e tem baixo aporte calórico.
Apesar disso, os benefícios da proteína só surgem mediante dose e modo de consumo adequados, já que o excesso pode desequilibrar a relação entre consumo e gasto energético, promovendo o acúmulo de gordura.
Beta-alanina
Segundo a nutricionista, a beta-alanina é um aminoácido que fabrica uma substância chamada carnosina, a qual contribui com a resistência muscular.
Assim como os demais, o consumo deste suplemento engorda se não ocorrer nas quantidades adequadas.
BCAA
A nutricionista Thais Souza, da Mundo Verde, explica que o BCAA é uma substância formada por três aminoácidos que podem aumentar a massa muscular.
Por ter função de contrair os músculos, esse suplemento não engorda. Todavia, é indicado buscar orientação de um médico ou nutricionista antes de ingeri-lo.
Glutamina
Glutamina é um aminoácido que já compõe o organismo, mas também pode ser suplementado. O produto visa recuperar os músculos, melhorar a imunidade e aumentar o ganho de massa magra.
Segundo a nutricionista Angélica Grecco, não há estudos que indiquem que a glutamina possa engordar, visto que possui um baixo teor de carboidrato. Ainda assim, a indicação de um especialista é recomendada.
Suplementos para ganhar massa muscular
- 5 erros fatais ao tomar suplementos alimentares que detonam seu corpo
- 8 alimentos que servem como suplemento para o treino
- Suplemento sem indicação causa risco para coração, fígado e rins