Soja preta emagrece; veja como consumir

por | jun 30, 2016 | Alimentação

A soja tem estado cada vez mais presente nas refeições. Por ser uma leguminosa, como o feijão e o grão de bico, precisa ser previamente hidratada para que o consumo possa ser benéfico ao organismo. Além da versão amarela já conhecida, a soja preta também vem sendo utilizada e tem demonstrado ser ainda mais poderosa. É o que afirma a nutricionista funcional Tatiana Cunha.

Leia também:

Soja faz bem ou faz mal?

Farinha de soja preta queima gorduras

Benefícios das bebidas à base de soja

Propriedades da soja preta

Segundo a especialista, além de ser rica em isoflavonas e fito estrogênios, fibras, proteínas, vitaminas e minerais como a amarela, a soja preta contém antocianinas. “Essa substância é muito especial porque age diretamente nos adipócitos, células de gordura corporal, sendo muito eficaz na redução do colesterol e em tratamentos de sobrepeso”, afirma.

Benefícios da soja preta

– Reduz a gordura corporal;

– Reduz a incidência de osteoporose;

– Diminui a incidência de câncer de mama e próstata;

– Alivia os sintomas da menopausa;

– Tem efeitos positivos no sistema cardiovascular;

– Combate os radicais livres, contribuindo para um envelhecimento saudável;

– Previne contra o diabetes em função do teor de fibras solúveis.

Contraindicações do consumo

Segundo a nutricionista, a soja deve ser consumida com cautela por pessoas com disfunções renais, devido à concentração de potássio. Em função da presença de hormônios naturais, também se deve observar que o consumo seja distante do horário da medicação em quem faz tratamento para disfunções da tireoide. Além disso, a soja é um dos principais alimentos vítimas do cultivo adulterado e indevido, seja através de grãos transgênicos ou da utilização de fertilizantes químicos e venenos. A profissional alerta que, para que possamos obter os benefícios sem provocar outros tipos de desequilíbrio, é fundamental que o grão seja orgânico e de procedência confiável.

Receita com soja preta

A farinha da soja pode ser mais facilmente assimilada pelo organismo do que o grão inteiro, trazendo assim ainda mais benefícios. A nutricionista ensina uma receita:

  • 1/2 xícara de chá de frutas vermelhas orgânicas, como mirtilo, framboesa e morango
  • 2 colheres de sopa de farinha de soja preta orgânica
  • Adoçar a gosto
  • Acrescentar 10-130 ml de água e cubos de gelo e liquidificar, se preferir consumir na forma de suco.