Parte indissociável do processo de emagrecimento é uma atenção redobrada na alimentação. Há alimentos que podem desacelerar o metabolismo e tornar a queima de gordura mais arrastada, enquanto outros podem tornar servir como estimulantes para a diminuição das medidas.
Uma pesquisa realizada pela Universidade Tufts, nos Estados Unidos, aponta que a substituição de alimentos refinados por integrais na dieta pode aumentar a perda de calorias ao acelerar o metabolismo.

Entenda a pesquisa
Um grupo de pesquisadores reuniu um grupo de 81 homens e mulheres, com idades entre 40 e 65 anos em um comparativo de oito semanas. Nas duas primeiras semanas do estudo, todos os participantes comeram o mesmo tipo de alimento. Nas duas semanas seguintes, os participantes foram aleatoriamente divididos em dois grupos, um deles tinha uma dieta a base de grãos refinados e o outro em integrais.

Mais integrais, menos refinado
No final do estudo, aqueles que comeram grãos integrais tiveram um aumento da taxa metabólica em repouso e maiores perdas de energia fecal, em comparação com aqueles que comeram grãos refinados. Os pesquisadores avaliaram o peso, a taxa metabólica, a glicemia, as calorias fecais, a fome e a plenitude.
O resultado da pesquisa demonstra que a troca entre os alimentos pode resultar na eliminação de 100 calorias por dia, porção equivalente a atividades físicas, como 30 minutos de caminhada.
Emagrecer com saúde
- 20 dicas para emagrecer que foram comprovadas pela ciência
- Dicas para emagrecer com saúde e combater a obesidade
- 6 dicas para emagrecer que NUNCA funcionam