Mergulhar o sushi no shoyu é uma prática comum entre os adoradores de comida japonesa. Porém, esse ato pode colocar em risco a dieta e a saúde. Isso porque o molho tradicional é uma bomba de sódio, que além de engordar pode prejudicar a saúde do coração.
Leia também
Top 10 piores alimentos para a saúde
Comer oleaginosas emagrece e previne doenças
Alimentação sustentável: como aproveitar os alimentos
” O shoyu light apresenta menos sódio que o normal, comparando produtos da mesma marca. Contudo, se compararmos marcas diferentes, isso pode não acontecer”, conta a nutricionista Marcia Soares, gerente administrativa do restaurante japonês by Koji, que alerta para o cuidado que deve existir independente do tipo de molho shoyu. “Não é porque é light que o consumo está liberado, apenas indica que a quantidade de sódio e calorias é menor, mas mesmo assim deve ser consumido com moderação”.
Dicas para não engordar
- Fique atenta para a presença de shoyu também em pratos prontos, como o yakissoba. Algumas preparações levam o molho e podem fazer mal.
- Para maneirar, quando for comê-lo da maneira mais tradicional, coloque uma pequena quantidade no pratinho, evitando assim o consumo excessivo.
- Na hora de molhar o sushi, nigiri ou afins, encoste apenas o peixe no shoyu, evite o contato do molho com o arroz, por exemplo, pois o grão suga o líquido e o consumo aumenta