Shakes naturais

A febre do consumo de shakes para emagrecer, pode trazer prejuízos à saúde de quem os consome com freqüência, já que para perder peso é necessário comer menos e movimentar o corpo, além de reeducar hábitos alimentares. Os shakes dietéticos são complementos nutricionais desenvolvidos em laboratórios, a princípio com o objetivo de auxiliar na reposição dos nutrientes que uma alimentação comum, muitas vezes, não consegue oferecer.

Estas fórmulas contêm proteínas, carboidratos, um pouquinho de gordura e número muito baixo de calorias. A maneira mais saudável de usar os shakes é como uma pequena refeição, substituindo somente uma das refeições do dia. O principal problema ocorre quando as pessoas pretendem trocar sua alimentação normal, supostamente balanceada, por três ou quatro copos diários destes complementos.

Os complementos nutricionais não devem exercer o papel de todas as refeições. O corpo humano tem necessidade de alimentos sólidos e frescos, que são fontes insubstituíveis de vitaminas, enzimas, sais minerais e fibras (principalmente frutas, legumes e verduras). Sua carência pode trazer problemas para o organismo.

A vantagem dos shakes é serem instantâneos: basta colocar no liquidificador com água, leite (desnatado) ou suco de frutas (evitar abacate, banana, mamão e manga) e está pronto. Mas é preciso atenção já que a falta de fibra nos shakes, por exemplo, é um grande problema para quem os consome. Outro erro freqüente são as informações contidas nos rótulos das embalagens. Em muitos shakes os cálculos existentes nas tabelas nutricionais assim como as indicações que aconselham ao consumidor a substituir refeições pelos shakes são equivocadas.

Sendo assim, as pessoas que seguem essa orientação passam fome, não recebem os nutrientes necessários para o dia-a-dia e, muitas vezes, não conseguem emagrecer, o que é o principal objetivo. Por isso, quando estiver sem tempo e decidir substituir guloseimas e fast-foods por shakes, siga algumas orientações:

• Substituir a cada dia apenas café da manhã ou jantar pelos shakes;

• Prefira-os no lugar de petiscos como bolachas, sanduíches e doces que são muito calóricos;

• Para quem malha muito e não consegue repor totalmente as energias gastas durante o dia, os shakes dietéticos também são uma sugestão;

• Na hora da compra, prefira sempre produtos adequados com boas informações de rotulagem e informe-se sobre o fabricante. Não arrisque, pois complementos com fórmulas desbalanceadas podem prejudicar a saúde.

ARTIGO RELACIONADO:

VOCÊ É O QUE VOCÊ COME

Fique de olho no tamanho do seu prato