Seu iogurte grego é um “grego” de verdade? Aprenda a identificar

Cremoso, com textura agradável e bastante saboroso, o iogurte grego se transformou em verdadeira febre nos últimos anos no Brasil. Por ainda ser boa fonte de proteína, o alimento passou a integrar o cardápio de quem gosta de variar na dieta. Mas será que o iogurte grego é mesmo um bom aliado para quem quer perder peso?

Leia também:
9 receitas com iogurte para substituir ingredientes gordos e reduzir calorias
Iogurte saudável fácil de fazer com 3 ingredientes: famosa ensina
Iogurte para a dieta: saiba como fazer uma versão caseira e deliciosa

Antes de mais nada, vale ressaltar a importância do consumo diário de iogurte para a saúde, já que é excelente fonte de cálcio e traz vários benefícios para o organismo.

Como é o iogurte grego verdadeiro?

Especialistas afirmam que não há muita clareza sobre o que transforma o iogurte tradicional em um grego aqui no Brasil, já que ele é bem diferente do que é consumido, por exemplo, nos EUA.

Enquanto o iogurte grego consumido pelos norte-americanos é rico em proteína e possui baixas taxas de gordura, um tipo oposto é produzido no Brasil. Normalmente, o iogurte grego possui um sabor mais azedo, mas como o paladar brasileiro é mais adocicado, a indústria tenta se adequar ao mercado e, por isso, são adicionados ingredientes como creme de leite, leite integral e até gelatina.

Iogurte grego engorda?

Quem está de dieta deve apostar no iogurte light ou desnatado, já que a versão grega é mais calórica. Cada 100 gramas de iogurte grego possuem cerca 113 calorias, enquanto a versão tradicional tem apenas 61 calorias.

O iogurte grego ainda possui maior teor de gorduras totais e saturadas e grande quantidade de açúcar. Em relação à quantidade de carboidratos, o iogurte grego contém 15 gramas enquanto o natural possui de 5 gramas em média. O iogurte grego vence somente na batalha de quantidade de cálcio: possui 200 mg contra 140 mg do tradicional.