Sete dicas para começar a malhar

por | jun 30, 2016 | Alimentação

Começar a  praticar atividades físicas não é fácil. Alguns têm mais disposição, outros menos, mas uma coisa é certa: quem se exercita, além de perder peso, ganha condicionamento físico e tem menos risco de desenvolver diabetes e doenças cardiovasculares.

Leia também:

Saiba quais alimentos mais aumentam a gordura abdominal

Power caminhada eleva o gasto calórico em menos tempo de exercício

Musculação ajuda a emagrecer e é essencial para manter a boa forma

Passar por uma avaliação médica é fundamental antes de iniciar qualquer atividade, por mais simples de seja. De acordo com o cardiologista Alex Felix, do Bronstein Medicina Diagnóstica, outros exames podem ser necessários, dependendo do histórico familiar do paciente.

O teste ergométrico pode ser adicionado a esta lista. “Caso o praticante já tenha pressão alta, alguns tipos de arritmia cardíaca ou sinta cansaço e desconforto no peito, devem ser feitos, além da avaliação física e do eletrocardiograma, um teste ergométrico e um ecocardiograma”, afirma o cardiologista.

Atividades físicas: o início

Avaliação física

Alongar é fundamental antes e depois do exercício. Crédito: Thinkstock

Fazer uma avaliação completa na própria academia ou no médico de sua preferência é o primeiro passo. Conhecer sua pressão, frequência cardíaca, as medidas antropométricas e Índice de Massa Corporal (IMC) ajuda seu instrutor a orientá-la na escolha da atividade física mais adequada.

Alongamento

Inicie sempre com alongamentos para aquecer os músculos e as articulações. Faça os exercícios principais por 30 minutos e finalize com os mesmos alongamentos iniciais, totalizando 45 minutos de treino.

Beba água

Hidrate-se antes, durante e depois do treino.  Tome meio litro de água fracionado durante os intervalos de descanso e até um litro nas próximas horas após os exercícios.

Use roupas confortáveis

Use roupas compatíveis com o seu corpo e que deem mobilidade. Invista em um bom par de tênis para prevenir lesões no joelho.

Coma antes do treino

Fazer um lanche leve antes de se exercitar garante bom rendimento. Crédito: Thinkstock

Nunca faça atividades em jejum, opte sempre por alimentos leves, com baixo teor calórico, sempre uma hora antes de iniciar os exercícios. A nutricionista Ana Paula Lins montou um cardápio com  o que comer antes e depois do treino.

Alterne os exercícios

Para potencializar os resultados e fugir da rotina, varie seu treino. Combine aulas, musculação e atividades ao ar livre durante a semana.

Não tenha pressa

Aumente a intensidade de seus exercícios gradualmente e não tenha pressa, pois os resultados vem em longo prazo.

Crédito: Shutterstock

Exercícios que mais queimam calorias

Veja quantas calorias são queimadas durante uma hora de:

  • Corrida – 900 calorias
  • Bicicleta – 840 calorias
  • Tênis – 800 calorias
  • Futebol – 780 calorias
  • Aula de boxe – 660 calorias
  • Natação – 540 calorias

A campeã em  derreter calorias é a aula de zumba, que manda embora até 1000 kcal por hora.

No walking dance, você queia calorias enquanto se diverte. Confira o vídeo e veja como funciona.