Muito se fala sobre a importância de comer bem, o que absolutamente não significa comer muito, e de como a nutrição influencia tanto na aparência quanto na qualidade de vida. Consumir diariamente frutas, legumes, grãos, cereais e carnes magras é o primeiro passo para ter mais saúde. Para conscientizar a população, no dia 16 de outubro comemora-se o Dia Mundial da Alimentação, que se estende por toda a semana em ações voltadas a ensinar as pessoas a comerem melhor.
Em 2002, o Brasil foi um dos campeões mundiais de desperdício: 14 milhões de toneladas de frutas, hortaliças e grãos foram jogados fora. Cinco anos depois, os dados ainda são alarmantes e continuamos deixando que os alimentos virem lixo. A nutricionista do Vigilantes do Peso, Sônia Almeida, tem uma dica para diminuir o problema dentro de casa. ‘Separe duas porções diárias de frutas e compor a salada com hortaliças verde-escuras e legumes, como brócolis, espinafre e vagem’, afirma. ‘Frutas, legumes, grãos e cereais integrais são fontes de carboidratos complexos, fibras, vitaminas e minerais, por isso devem fazer parte da alimentação diária. O fato de possuírem baixo teor de gordura e serem completamente livres de colesterol é mais um ponto a favor.
Há quem confunda alimentação saudável com prato vazio. ‘Isso não é verdade: a variedade alimentar é prioridade nas refeições, porque o consumo de alimentos variados fornece nutrientes diferentes, explica Sônia. Outra forma de evitar que muitos alimentos saudáveis sejam jogados fora é reaproveitar as sobras, seja de frutas, legumes, verduras e carnes. Uma sugestão é usar cascas de fruta, como a de laranja, para fazer doces, ou talos como de espinafre e agrião para rechear panquecas. Os pratos podem ser incrementados com produtos lácteos desnatados e proteínas de origem vegetal como a soja, que é livre de colesterol, explica a nutricionista.
Dicas para comer melhor
1. Consuma alimentos com muita fibra: frutas, legumes, feijões e grãos integrais;
2. Eleja frutas e legumes alaranjados, amarelos, vermelhos e verde-escuros;
3. Reduza o consumo de açúcar e doces;
4. Evite frituras e alimentos gordurosos;
5. Reduza o consumo de carnes vermelhas e escuras de aves;
6. Evite os alimentos industrializados com gordura trans;
7. Aumente o consumo de peixes;
8. Diga não às porções e embalagens grandes;
9. Priorize a variedade em frutas e legumes para fugir da contaminação dos pesticidas;
10. Não abra mão do cálcio diário, a melhor fonte é o leite e seus derivados desnatados;
11. Fuja do colesterol, evite carnes gordas e pele de aves;
12. Evite a ingestão diária de bebidas alcoólicas;
13. Faça alguma atividade física e monitore seu peso regularmente.
ARTIGO RELACIONADO:
Dicas para manter-se saudável e com o peso em dia