Fazer atividade física é um dos melhores caminhos para alcançar o corpo desejado ou perde alguns quilinhos. Os exercícios podem ser aeróbicos ou de resistência, indicados para quem que perder calorias, ou de força, para quem quer ganhar massa muscular e endurecer braços, pernas e bumbum. No entanto, fazer as mesmas atividades por longos períodos pode acabar atrasando o resultado almejado. Para potencializar seu efeito, é necessário trocar os tipos de exercícios cada quatro semanas.
Veja também:
3 segredos para emagrecer pulando corda + treino completo para começar
Como passar da caminhada para a corrida: personal ensina evolução para emagrecer
7 formas “preguiçosas” de queimar caloria fácil
Como montar um treino de academia ideal
Segundo César Ribeiro, educador físico da ProAction Sports, quando uma pessoa começa uma atividade física ou decide intensificar aquela que faz com o desafio dos 30 dias, é necessário que, após o período de adaptação ou fim do circuito, que ela passe por um processo de recuperação e, em seguida estabeleça um treino de manutenção.
No entanto, para atingir ou manter o resultado desejado, não basta seguir rigorosamente a rotina de exercícios. “Os exercícios devem ser sempre alternados a cada quatro semanas porque a atividade física é uma somatória que do que a pessoa faz”, explica o professor.
De acordo com o educador, a alteração serve para que o músculo não acostume com os movimentos e deixe de responder aos estímulos. “Além de estagnar o treinamento, muitas vezes a pessoa pode até perder o que conseguiu conquistar”, conta.
Portanto, além de focar na dieta e nas atividades superpotentes, é essencial que as séries sejam modificadas periodicamente para que, assim, o organismo sinta-se sempre desafiado e novas regiões sejam trabalhadas.
Como mudar meu treino
Para mudar o treino, o especialista indica que o profissional que acompanha o aluno seja consultado. “Só o professor que conhece o treinamento vai conseguir fazer uma análise do que precisa seu substituído e quais são as melhores alternativas para trabalhar outros grupos musculares”, recomenda César.
No vídeo, veja quais exercícios podem ser feitos em casa com facilidade:
–>