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Seca barriga: aprenda a fazer a "papinha" vitaminada que é febre entre nutricionistas

Publicado 18 Mai 2017 – 06:00 AM EDT | Atualizado 16 Mar 2018 – 08:43 AM EDT
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Aveia no cardápio de quem quer emagrecer sem passar fome não é novidade, já que ela é rica em fibras, que garantem saciedade e bom funcionamento do intestino, regula a quantidade de açúcar no sangue e ajuda até a controlar o colesterol e a pressão arterial.

Mas uma preparação vitaminada que vai além do tradicional mingau tem feito sucesso até entre os nutricionistas: o overnight oats, uma poderosa “papinha” feita com a combinação de flocos de aveia com outros ingredientes saudáveis e que fica durante a noite na geladeira para virar uma boa opção rápida, leve e nutritiva para o café da manhã.

Overnight oats: como fazer a papinha que emagrece

A receita mais básica pode ser preparada em porções individuais, em potinhos, de acordo com a preferência de cada pessoa, alternando camadas de aveia, frutas, iogurte, entre outros, com exceção, claro, de ingredientes calóricos, que colocaria tudo a perder.

As preparações de overnight oats, apesar de variáveis, ganham maior poder emagrecedor se receberem chia. A semente tem a capacidade de, em contato com a água, se transformar em uma espécie de gel que auxilia no funcionamento do metabolismo, retarda o esvaziamento gástrico, ajudando a reduzir o apetite e aumentando a sensação de saciedade.

Receitas de overnight oats

As opções mais básicas da “papinha” que ajuda na dieta normalmente são feitas com quatro camadas. Confira exemplos de montagens:

1ª camada: iogurte grego + aveia + chia

2ª camada: coco ralado + polpa de maracujá batida

3ª camada: granola + iogurte grego

4ª camada: uva passa + calda de maracujá

Receitas com aveia

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