A tapioca ganhou um status de amiga da dieta e tem muita gente adotando o alimento em suas refeições sem saber se ele está realmente ajudando ou não. No café da manhã, principalmente, ela virou uma substituta do pão e acredita-se que esse é um grande segredo para emagrecer. Mas.. será mesmo?
Se você está no time das pessoas que está achando que está arrasando ao comer tapioca, precisa ler o que temos a te dizer!
Tapioca emagrece mesmo?

O café da manhã é a refeição que deve ser foco da sua atenção para uma dieta saudável e, não é para menos que existe uma série de alimentos que podem ser incluídos no cardápio para que seu dia já comece mais leve.
No entanto, nesse cardápio não é incomum pessoas incluírem a tapioca como parte da refeição, o que na verdade é um grande erro devido ao seu alto índice glicêmico.
Índice glicêmico e emagrecimento

Conforme a nutricionista funcional Fernanda Scheer, alimentos como tapioca, frutas doces, pão, granola e sucos, por exemplo, fazem disparar a insulina no organismo, devido ao seu alto índice glicêmico.
E é importante saber que esse hormônio contribui para o ganho de gordura e pode desregular o apetite o dia todo.

Além disso, as calorias da tapioca comparadas às do pão francês não são menores.
Por isso, você só deveria considerar a tapioca uma alternativa melhor se seguisse um truque: adicionando ingredientes que minimizam os efeitos nocivos provocados por seu alto índice glicêmico.
Como consumir tapioca para emagrecer

Adicionar farinhas de chia, aveia, amaranto ou linhaça no preparo da tapioca é o grande segredo. Só assim ela vai garantir saciedade necessária para evitar fome fora de hora e não vai causar o aumento de que surge com o consumo da tapioca simples.
Ah, e claro, se você realmente quiser emagrecer, não se esqueça de recheá-la com opções magras também.
Alimentação saudável
- 7 dietas que podem te ajudar a emagrecer com saúde
- 15 melhores dicas para uma dieta saudável
- Alimentação saudável em 10 passos simples