SaÚde em barra

por | jun 30, 2016 | Alimentação

Ricas em fibras e com baixas calorias, as barras de cereais são muito nutritivas e ótimas para serem consumidas entres as refeições principais. Devido os ótimos benefícios que proporcionam ao organismo e ao funcionamento do sistema digestório, as fibras e cereais tem sido cada vez mais aprovada como a base de uma alimentação saudável, conquistando espaço na alimentação de adultos, jovens, crianças.

As barras de cereais são uma ótima opção para quem enfrenta a correria do dia a dia e quer aproveitar os vários benefícios das fibras, como a redução do colesterol, a melhora do trânsito intestinal, até mesmo pessoas que estão em dieta para redução de peso as consomem, a fim de terem a saciedade aumentada, já que as barras podem satisfazer a vontade de comer doce, sem colocar a dieta em risco por serem bem menos calóricas.

Além das muitas vantagens nutricionais elas aumentam o fluxo intestinal e fazem com que o seu intestino funcione regularmente.

Os cereais são ricos em um nutriente muito necessário na alimentação, que é o carboidrato, ele fornece energia para as suas necessidades físicas e mentais diárias. As barras contêm cereais integrais, ou seja, que não passaram pelo processo de refinação, preservando assim todos os seus nutrientes, como fibras, vitaminas e minerais.

As opções e sabores disponíveis no mercado são vários. As barras energéticas e nutricionais podem ser divididas em: barra de cereais fibrosos, energéticas, protéicas, dietéticas e light:

Barra de cereais fibrosas

São barras compostas predominantemente por carboidratos de rápida absorção (glicose), estando esta prontamente disponível para elevar a glicemia logo após a ingestão. Caracterizam-se pelo alto teor de fibras, podendo ser utilizada por qualquer pessoa no intervalo das refeições, como em lanches.

Barra energéticas

São barras compostas em grande parte por carboidratos de cadeia longa, menos fibrosas que as anteriores e ótimas para serem utilizadas durante e após o exercício. É de fácil absorção poupando parte do conteúdo muscular e diminuindo a fadiga.

Barras protéicas

São ideais para quem pratica atividade física, e devem ser consumidas após atividade física, para recuperação muscular. Não são indicadas para indivíduos que não fazem atividade física.

Barras dietéticas e lights

Essas barras agradam o paladar daqueles que já aderiram ao uso de barras, com uma vantagem para quem não deve consumir calorias em excesso: possuem menos de 20g de carboidrato, o que equivale a 1 fatia de pão. Em comparação à barra fibrosa, a baixa quantidade de gordura é um ponto positivo.

Podem ser utilizadas por qualquer indivíduo, porém indivíduos que praticam atividade física devem preferir as mais calóricas, com maior conteúdo nutricional.

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