Samba no pé

Musculação, localizada, natação? Que nada! Ô abre alas que eu quero sambar! Última chamada para aulas express de samba, programa três em um que une queima frenética de calorias, diversão e, de quebra, te deixa preparada para curtir o carnaval com muito remelexo. Então desliga a televisão, levanta do sofá e, esse ano, faça diferente – suba no salto e sambe bonito!

Lição número um: vergonha não é desculpa para ficar parada. Até porque o samba também ajuda por esse lado, melhorando a auto-estima e a sensualidade. “O aluno que entra para uma aula de samba tem que entender que ali ninguém sabe sambar de primeira. O importante é se divertir e entrar no clima da dança”, tranquiliza Mestre Marcão, professor de samba da Academia da Praia, na Barra da Tijuca (Rio de Janeiro).

Lição número dois: idade, sexo, genética, falta de jeito ou seja lá o que for também não é desculpa para ficar em casa assistindo os desfiles pela televisão. Tudo bem, é difícil se acostumar ao gingado, mas aos poucos todo mundo pega o jeitinho. Nas primeiras aulas, você pode até se sentir “dura”, mas anote aí: em pouco tempo você já fica craque no remelexo.

Palavra de Mestre Marcão! “Na primeira aula, o foco já é no gingado. É uma aula técnica, de coordenação motora, mas que lida, também, com a expressão facial. Os músculos da face são tão trabalhados quanto a ginga. Afinal, esse é o estilo mulata, samba de raiz!”, se empolga o professor. Segundo ele, nas primeiras aulas se aprende o básico, depois é só aprimorar. “Em uma semana, já é possível arriscar os primeiros passinhos”, garante.

Animada? Então espere só até saber que, além de fazer suar (e muito!), o samba ajuda a tonificar os braços, as coxas, as panturrilhas e o abdômen. Sem contar que ajuda, também, a desenvolver boa postura e equilíbrio. “Para quem dança, a postura é fundamental. É preciso manter a coluna reta, uma posição elegante de mãos e pernas, movimentos graciosos e suaves, e saber mexer os quadris”, destaca Mestre Marcão.

A informação mais aguardada vem agora: em uma hora de aula, é possível perder cerca de 200 calorias! “A dança é uma maneira divertida de se perder peso. Ali, você está se distraindo, descontraído, e, ao mesmo tempo, se exercitando”, frisa o professor. E não é papo de sambista não. Maria Rosa de Brito, química, conta que, em um ano frequentando aulas de dança e bailes, perdeu quase 10 kg!

“A princípio, comecei a dançar para emagrecer e também por influência da minha irmã, que já dançava. Nós somos gêmeas idênticas e, às vezes, quando eu ia para bailes com ela, só para acompanhá-la, me tiravam para dançar, mas eu não sabia e ficava tomando chá de cadeira. Então, tomei vergonha na cara e me matriculei nas aulas”, conta Maria Rosa.

Em pouco tempo, ela se apaixonou pelo samba. “Realmente, ele é uma das paixões da minha vida. No início, eu não sabia dançar nada, era dura que nem um poste. Os passos, para mim, eram bichos de sete cabeças. Mas, como a minha irmã já dançava há um ano, eu ia a todos os bailes das academias com ela. Com isso, fui aprendendo mais rápido”, conta a química.

Mais tarde, ela fez cursos de samba no pé com Carlinhos de Jesus e até com passistas da Mangueira. “A dança mudou a minha vida para melhor. Emagreci, minha auto-estima aumentou muito e conheci várias pessoas com quem até hoje preservo a amizade”, garante Maria.

Até mesmo Julyane Cristina Ávila, professora de inglês que nem é fã de carnaval, caiu nas graças do samba. “Mas eu gosto do de gafieira, e não do samba tipo desfile. Escolhi a dança porque, para mim, ela representa uma forma de se expressar. Eu já canto, então gosto de conhecer diversas formas de expressão. O samba é uma delas e, no pacote, vem o exercício, a cultura, etc. Perfeito!”, explica Julyane.

Agora, é a sua vez! Não fique só arriscando alguns pulinhos e sacudindo os dedos para cima. Corra (ou melhor, dance!) para conquistar o gingado perfeito e se acabar de sambar nesse carnaval. Mas lembre-se: “O principal é manter o sorriso no rosto! Saber sambar bem é entender que aquilo não deve ser feito no automático, tem que ser prazeroso. Entre no clima contagiante da festa!”, aconselha Mestre Marcão.

Para ajudar você a entrar no ritmo, confira o vídeo de uma aula de samba super divertida!