Receita de chocolate quente funcional aquece o corpo e joga metabolismo lá em cima

por | out 10, 2019 | Alimentação

Ideal para os dias mais frios, o chocolate quentinho pode entrar no seu cardápio da dieta, desde que preparado com os ingredientes certos que aceleram o metabolismo. Aprenda a receita fácil, indicada pelo perfil no Instagram do Seca Você Renove:

Chocolate quente funcional

Ingredientes

  • 100 ml de leite de coco
  • 1 colher de cacau em pó alcalino
  • 2 colheres de adoçante de sua preferência (mel, stevia, agave)
  • 1 colher de sopa de essência de baunilha
  • Canela em pó

Modo de preparo

Ferver o leite com todos os ingredientes, menos a canela, que deve ser salpicada por cima no final.

Pode parecer estranho que a matéria-prima do chocolate, o cacau, ajude no emagrecimento, certo? Mas estudos apontam que o alimento em pó pode ajudar a regular o uso de energia pelo corpo, reduzindo o apetite e a inflamação e aumentando a oxidação de gordura.

Um estudo populacional descobriu que as pessoas que consumiam cacau com mais frequência tinham um IMC menor do que as que não tinham o hábito de ingerir o alimento. Outra pesquisa ainda demonstrou que indivíduos que receberam 42 gramas de cacau por dia em uma dieta perderam peso mais rapidamente que aqueles que não mantinham o alimento no cardápio.

Outro ingrediente poderoso na preparação é a canela. A especiaria é famosa por ser termogênica, ou seja, acelera o metabolismo e turbina a queima de calorias. Além disso, tem o poder de prolongar a sensação de saciedade.

Canela ainda pode melhorar a sensibilidade à insulina, um dos principais hormônios que regulam o metabolismo e o uso de energia. O alimento pode reduzir drasticamente a resistência à insulina, ajudando esse importante hormônio a fazer seu trabalho corretamente, de acordo com a ciência.

Por fim, o chocolate quente funcional é preparado com leite de coco, que possui gorduras saturadas conhecidas como triglicerídeos de cadeia média (TCM).

iStock

Pesquisa sugerem que os TCM podem ajudar a reduzir o apetite e diminuir a ingestão de calorias. Além disso, eles podem aumentar o gasto calórico e a queima de gordura, pelo menos temporariamente, segundo trabalhos científicos.

Receitas de doces para quem está de dieta