Fonte de calorias vazias, o refrigerante não possui qualquer nutriente e, além de provocar ganho de peso, celulite, danificar os dentes e até mesmo aumentar os riscos de diabetes tipo 2, ainda pode prejudicar a fertilidade tanto de homens quanto de mulheres, descobriu um estudo feito pela Escola de Medicina da Faculdade de Boston, EUA.
Refrigerante e suco de caixinha reduzem fertilidade
De acordo com a pesquisa, beber diariamente refrigerante ou outra bebida rica em açúcar, como os sucos industrializados de caixinha, reduz a fertilidade em ambos os gêneros em até 20%, mesmo controlando outros fatores, como obesidade, tabagismo e dieta desequilibrada.
Para chegar à conclusão, os estudiosos analisaram a saúde de 3.828 mulheres (entre 21 e 45 anos) e 1.045 de seus parceiros, que foram acompanhados por um período de um ano ou até engravidarem, e deveriam responder a questionários sobre histórico médico, estilo de vida e dieta, incluindo a quantidade de bebidas açucaras que consumiam.
O trabalho científico descobriu então que existia uma relação entre dificuldade de engravidar e elevada ingestão de bebidas do gênero. Apesar de pequeno, o levantamento apresenta dados significativos e serve de alerta para os riscos para a fertilidade causados pelo consumo de refrigerantes e sucos industrializados.
Dúvidas e respostas sobre fertilidade
- Para conseguir engravidar, clímax é mais importante do que posição
- Tentando engravidar? 5 coisas que você deve saber sobre fertilidade
- Você percebe quando está fértil? Aprenda a identificar os sinais