Que novo exercício é esse que consegue torrar 500 calorias em só 30 minutos?

por | set 21, 2018 | Alimentação

Um novo estilo de treino com movimentos intervalados chegou ao Brasil. Inspirado no HIIT, o GRIT, nome da modalidade inédita no país, tem como foco principal o alcance rápido de resultados em perda de gordura, melhora da força do corpo e construção de massa muscular e promete uma queima de até 500 calorias por aula.

GRIT: o que é

iStock

O GRIT é uma modalidade de treino que une diferentes metodologias de treinamentos intervalados para manter o aluno em movimento até atingir a chamada “zona HIIT”. “A pessoa vai treinar com a frequência cardíaca bastante alta e em exaustão”, explica Letícia Klimas, professora da academia Bio Ritmo.

Porém, diferente do treino de HIIT, que tem como principal objetivo elevar ao máximo possível a frequência cardíaca do aluno, no GRIT também são trabalhados aspectos de movimentação e força corporal.

Como são as aulas?

iStock

O treino de GRIT consiste em aulas que duram 30 minutos, praticadas de uma a duas vezes por semana e categorizadas em três estilos de atividades: a de cardio, a pliométrica e a de força.

O GRIT Cardio é a modalidade que trabalha aspectos como agilidade e velocidade. Já o GRIT Strenght, com foco no desenvolvimento da força, foca em atividades com o uso de barras e anilhas ou mesmo sem a necessidade de equipamentos (no HIIT, os objetos são completamente dispensáveis). Por fim, o GRIT Plyo é focado em movimentos explosivos, com o step e anilhas.

Segundo Letícia, nas aulas podem ser aplicadas apenas uma categoria de atividade ou pode acontecer de o(a) professor(a) mesclar diferentes modalidades em uma mesma sessão – cabe ao profissional decidir como aplicar os exercícios da melhor maneira à turma.

iStock

Porém, as três categorias de exercícios são de estímulos intervalados e pedem que o aluno faça um tempo máximo de repetições misturado com uma pausa para recuperação total.

“Os exercícios são variados, desde corridas, flexões e agachamentos, até burpees, afundos com salto, agachamentos com salto. Assim é possível variar a intensidade do treino o tempo todo, desafiando o condicionamento do aluno”, diz Letícia.

Benefícios do GRIT

Shutterstock

O estilo de práticas intensas mescladas com momentos de repouso do GRIT traz resultados estéticos e aumenta o nível de condicionamento físico de maneira expressiva.

“Como é uma aula de movimentos integrados, o corpo todo fica mais forte e mais flexível. Além disso, o tipo de treinamento intervalado faz com que o gasto calórico da aula seja muito bom não só durante a prática, mas principalmente em repouso”, afirma Letícia.

Contraindicação

Embora seja um treino bem atrativo, nem todas as pessoas podem praticá-lo. É o caso de gestantes e pessoas com doenças cardíacas ou com problemas nas articulações.

“Grávidas não devem praticar por conta dos picos de frequência cardíaca. Quem tem problemas cardíacos e articulares que impossibilitem a realização dos movimentos do treino, idem. Importante sempre conversar com o professor antes de iniciar a atividade e passar num médico para saber se está tudo bem”, alerta a professora, que ainda avisa que, se feito de maneira incorreta, o treino pode trazer lesões na musculatura e articulações.

Recomendações

istock

Por isso, a dica para quem pretende praticar o GRIT é começar devagar, respeitando os limites do corpo, além de descansar antes do treino e, se necessário, durante as aulas. “Se for o caso, é melhor utilizar um peso menor para não sobrecarregar as articulações. O professor sempre mostra as opções de cada movimento: use sempre que for necessário”, recomenda Letícia.

Também é válido adotar alguns procedimentos que complementam as aulas, como uma alimentação saudável e equilibrada. “Nenhuma atividade física ou tratamento estético faz milagre se a alimentação não for equilibrada. Passar num nutricionista para uma avaliação e adequação da alimentação a um treino de alta intensidade faz toda a diferença para se alcançar os resultados desejados.”

Vale também ficar atento a quem aplica as atividades de GRIT . Atualmente, no Brasil, as aulas só podem ser instruídas por professores de educação física que que fizeram o treinamento da modalidade junto a Les Mills Brasil, e o profissional está liberado para dar esse treino nas academias licenciadas com o programa. Até o momento, apenas a BioRitmo oferece o GRIT no país.

Treinos intervalados