Para muitas pessoas, o avanço da idade pode ser considerado um verdadeiro pesadelo, pois, além das marcas de expressão no rosto que começam a aparecer, é possível perceber uma dificuldade maior em manter e perder o peso e definir o corpo através de exercícios físicos.
Idade pode atrapalhar definição de músculos?
Depois dos 40 anos de idade, tanto homens quanto mulheres apresentam maior lentidão do metabolismo e queda nos níveis do hormônio testosterona, fatores essenciais para o emagrecimento e para a conquista de músculos.
Mas não é preciso desanimar. Manter uma rotina regular de atividades ajuda a frear os efeitos do tempo e até mesmo reverter o declínio do corpo. Além disso, saiba que a idade mais avançada pode até ser sua aliada no processo.
Se por um lado alguns fatores fisiológicos atrapalham os resultados, depois dos 30 e 40 anos o corpo tem mais força, resistência e coordenação para um bom desempenho nos exercícios. Com o passar do tempo a eficiência de oxigênio também pode melhorar, garantindo vantagem atividades aeróbicas.
Em uma faixa etária mais avançada o recomendável é manter um treino de maior intensidade, com adição extra de séries de menor tempo que pode ajudar a acelerar o seu metabolismo e permitir que seu corpo mantenha a queima de calorias mesmo após os exercícios.
Como ganhar massa magra
- Carboidratos e proteínas constroem músculos: veja como consumir do modo certo
- Mais carga ou mais repetições: o que é melhor para definir?
- Dificuldade para ganhar músculo: por que não encorpo, mesmo malhando?