Passar muitas horas sentado pode ser inevitável para grande parte das pessoas, pois o hábito, muitas vezes, está relacionado ao ambiente de trabalho. Fazer pausas estratégicas para caminhadas breves ajuda a combater o sedentarismo e diversos riscos de doenças, mas a prática regular de atividades físicas ainda é fundamental para evitar maiores complicações de saúde.
Como diminuir os riscos de sedentarismo
Mas qual a quantidade de tempo considerada ideal para se exercitar e não passar o dia todo sentado, na mesma posição? Um estudo chegou a uma conclusão: uma hora de exercícios moderados é capaz de eliminar o risco de morte relacionado ao sedentarismo entre pessoas que ficam oito horas sentadas diariamente.

E se você passa menos tempo sobre a cadeira do escritório, cerca de seis horas, por exemplo, apenas 30 minutos de atividade diária já deixa o organismo blindado contra doenças. A descoberta foi publicada pela revista científica The Lancet, após a revisão de 16 trabalhos anteriores que envolveram mais de 1 milhão de voluntários.
Quem não tem uma hora completa no dia para ir para uma academia, por exemplo, pode acumular o tempo proposto através de movimentos ativos mais breves, como subir e descer escadas, caminhar pelas ruas ao redor do trabalho no horário de almoço ou mesmo se levantar regularmente para beber água ou ir até à mesa de um colega.
Exercícios para emagrecer e definir
- Emagrecer mais rápido + 5 benefícios da musculação para as mulheres
- Como fazer o corpo continuar queimando calorias após o fim do treino?
- Caminhar emagrece, reduz desejo por doce, combate depressão e mais