Usando seu perfil no Instagram, a atriz Priscila Fantin revelou aos seguidores que está há dez dias retomando uma rotina mais saudável de alimentação e exercícios físicos. Conforme contou, ela e o marido passaram três meses “jacando” e, agora, ela quer perder 10 kg.
Com acompanhamento profissional, atenção aos limites e muito foco, ela também compartilhou detalhes das mudanças que ela e o marido fizeram na rotina para atingir o objetivo; confira cinco apostas do casal para emagrecer:
Como perder 10 kg: táticas de Priscila Fantin
https://www.instagram.com/p/BtTrjSuF6nj/
Redução dos carboidratos em dias alternados
Ao iniciar uma dieta para emagrecer, muita gente acha que cortar totalmente os carboidratos das refeições é o caminho correto e mais rápido para atingir o objetivo, mas isso não é necessariamente verdade.
Apesar de se transformarem em glicose durante a digestão e terem, sim, o poder de engordar, os carboidratos são necessários na alimentação – especialmente para quem pratica exercícios físicos, já que eles são uma importante fonte de energia para o corpo.
https://www.instagram.com/p/Br3qr4yFFLe/
Sendo assim, Priscila reduziu o consumo de carboidratos, mas não os retirou completamente da dieta. Segundo a atriz, nos dez últimos dias ela adotou um esquema em que intercala dois dias com consumo médio de carboidratos com um dia de consumo baixo.
Além de reduzir a quantidade, uma tática interessante para quem quer perder peso sem se livrar dos carboidratos é fazer opções mais vantajosas, como escolher produtos integrais (que aumentam a saciedade e têm digestão mais lenta, mantendo o organismo acelerado) e os de baixo índice glicêmico (como batata-doce e mandioca).
https://www.instagram.com/p/Bs4XvZflB5D/
Muita água ao longo do dia
Conforme contou Priscila no Instagram, ela tem bebido ao menos 3 litros de água por dia, e, conforme apontam estudos, isso pode mesmo certa relação com o peso. Segundo um estudo divulgado pela mídia internacional, o excesso de peso é frequentemente associado à desidratação, e beber água pode ajudar a emagrecer por manter a sensação de saciedade por mais tempo.
Refeições de três em três horas
Em sua nova rotina, Priscila também adotou uma técnica bastante conhecida entre quem busca uma alimentação mais saudável: a de fazer mais refeições no dia com um intervalo de três horas entre elas.
Apesar de isso não fazer milagres na dieta, é uma tática válida porque, dessa forma, é possível fazer refeições menores mantendo o corpo saciado constantemente, e ainda fazer com que o organismo permaneça acelerado por mais tempo.
https://www.instagram.com/p/Brqe_NrFXo3/
Musculação todos os dias
De acordo com a atriz, dos últimos dez dias, nove foram marcados por treino de musculação – e, apesar de atividades aeróbicas queimarem mais calorias, os exercícios de resistência são essenciais para quem quer emagrecer.
De acordo com Marcelo Ferreira Miranda, membro do Conselho Federal de Educação Física, a partir do momento em que a pessoa começa a ganhar massa magra com esta atividade, a quantidade de calorias que ela gasta por dia – mesmo que em repouso – aumenta, pois o metabolismo fica cada vez mais acelerado.
https://www.instagram.com/p/BtGoSL0Fs1N/
Além disso, após o treino de musculação, o corpo segue queimando energia por um período relativamente longo, que, segundo Marcelo, pode se estender até o dia seguinte (e tudo isso enquanto fortalece os músculos).
Treino aeróbico em jejum
A atriz afirma que, embora a nova rotina tenha começado há dez dias, os treinos aeróbicos só se iniciaram na segunda semana, e, até agora, ela já o fez em três dias, mas sempre em jejum.
De acordo com o endocrinologista Renato Zilli, do hospital Sírio-Libanês, o gasto calórico de uma atividade em jejum e de uma atividade feita de estômago cheio é o mesmo, mas praticá-la sem comer nada durante um período prolongado (mais de uma hora) muda a fonte de energia que o corpo usa para os exercícios.
https://www.instagram.com/p/Bs8IuZmlMpN/
Segundo ele, ao praticar exercícios físicos em jejum, o corpo é obrigado a queimar a gordura subcutânea (especialmente das pernas e da barriga) para ter energia, já que não tem nenhum alimento sendo digerido para usar de “combustível”.
Isso, porém, deve ser corretamente orientado por um especialista, já que é preciso saber quais os melhores alimentos para fazer a última refeição horas antes do treino e continuar com energia suficiente para se exercitar. Além disso, nem todo mundo pode usar esta técnica, portanto, a avaliação individual de um médico é essencial.
https://www.instagram.com/p/Bphk5omntxo/