Preguiça de malhar? Sua dieta pode ser a causa do problema

É bem verdade que a maioria das pessoas sente preguiça de fazer exercícios físicos. No entanto, manter uma dieta desequilibrada e hábitos alimentares errados pode interferir e muito na disposição do corpo, contribuindo ainda mais com aquela vontade persistente de não sair da cama (ou de ir direto para ela ao final do dia).

Leia também:

Cortar carboidrato ajuda a emagrecer, mas causa cansaço e indisposição

Saiba o que comer antes e depois da academia

14 razões pelas quais você está sempre cansada

A nutricionista Aline Vasques, parceira da marca Dr. Shape, explica que muita gente não ingere os nutrientes necessários para fornecer ao corpo a energia que ele precisa para enfrentar um dia de trabalho e mais a atividade física. “Uma alimentação rica em vitaminas e minerais é fundamental para obtermos este pique. É importante lembrar que a energia provém principalmente dos carboidratos e gorduras saudáveis. Já as proteínas têm outro papel, o de construção e recuperação de músculos”, esclarece a especialista.

Isso explicaria, portanto, por que tantas pessoas que seguem a dieta da proteína, que limita a ingestão de carboidratos, sentem um enorme esgotamento físico e mental e não têm pique suficiente para encarar a malhação.

Abaixo, a nutricionista lista 6 alimentos e hábitos alimentares que sabotam a disposição do corpo e roubam mais energia do que fornecem. “Essas comidas são contraindicadas porque não oferecem os nutrientes necessários para ajudar na reposição energética do corpo e ainda prejudicam o metabolismo de algumas vitaminas, como as do complexo B”, explica Aline. Confira quais são:

Alimentos processados

Doces

Açúcar refinado

Gorduras saturadas

Bebidas gaseificadas

Consumir bebida junto com a refeição. ‘O líquido irá diluir o suco gástrico, comprometendo a absorção dos nutrientes e podendo gerar azia e queimação’, afirma a nutricionista.