Lavar frango pode espalhar bactéria Campylobacter, alerta órgão de saúde: entenda o risco

por | jun 2, 2022 | Alimentação

Leve e com baixo teor de gordura, a carne de frango é considerada uma das mais saudáveis para consumo. Mas seu manuseio exige grandes cuidados, já que a proteína, crua ou cozida de forma inadequada, representa alto risco de intoxicação alimentar.

E se justamente por saber disso você mantém o antigo hábito de lavar o frango antes do preparo, saiba que está cometendo um erro comum e que contribui ainda mais para uma possível contaminação.

Por que você nunca deve lavar o frango

Lavar carne de frango
Evgen_Prozhyrko/Istock

De acordo com a Agência de Normas Alimentares, órgão de saúde do Reino Unido, lavar o frango antes de cozinhá-lo aumenta risco de espalhar a bactéria Campylobacter nas mãos, roupas, pia e utensílios de cozinha.

A infecção por Campylobacter é uma das causas mais comuns de intoxicação alimentar e geralmente ocorre com o consumo de aves mal cozidas, leite não pasteurizado e vegetais não higienizados. Entre os principais sintomas da intoxicação estão: diarreia, dor de barriga, febre, náusea e vômito. Em casos mais raros e graves, a contaminação pode até levar à morte, especialmente entre crianças e idosos.

O motivo pelo qual é considerado errado lavar o frango é fácil de entender: quando você coloca o alimento sob torneira, a água espirra ao redor, podendo levar bactérias para a pia, para a louça deixada no escorredor, para panos e até mesmo para utensílios próximos à bancada.

Como evitar contaminação ao manusear frango

Além de abandonar o hábito de lavar o frango, outras medidas simples podem ser tomadas para evitar contaminação, segundo a Agência de Normas Alimentares. Confira:

  • Lave facas, garfos, pratos, tábua de corte ou qualquer outro utensílio imediatamente após o contato com o frango cru.
  • Depois de manusear o alimento cru, higienize bem as mãos com água morna e sabão.
Corte de frango
fotek/Istock
  • Se for guardar o frango cru na geladeira, coloque em um pote com tampa ou saco com fechamento hermético para evitar a contaminação cruzada com outros alimentos.
  • Ao preparar o frango, certifique-se sempre de que ele está completamente cozido, verificando a parte mais grossa e alta da carne. Ela deve estar bem quente e sem aparência rosada.

Alimentação e saúde