Perto do final de sua segunda gravidez, Patrícia Abravanel tem se esforçado em um plano para manter a saúde durante a gestação, evitar o ganho de peso excessivo e ainda se preparar para conseguir retomar a forma após o parto.
Adepta de esportes há muitos anos, a famosa já ganhou bastante peso desde que engravidou, mas está seguindo dois treinos diferentes para minimizar os danos: muay thai e musculação.
“Grávida saudável, mas com 15 kg a mais. Esse esforço todo é pra ver se depois volto logo no meu peso”, escreveu a apresentadora em seu Instagram.
Treinos de Patrícia Abravanel na gravidez
Musculação
https://www.instagram.com/p/BZg7G8Pn5ov
A personal trainer que acompanha Patrícia há mais de 5 anos, Sara Moises, conta que o foco principal do treino de musculação é controlar o ganho de peso e fortalecer o corpo todo com exercícios tradicionais da musculação.
“O foco na reta final é principalmente no fortalecimento dos músculos da perna, do quadríceps e do peitoral”, fala a especialista. “Também procuro passar exercícios para fortalecer a sustentação do peso da barriga, que está ficando cada vez maior”, diz.
Patrícia foi liberada pelos médicos a praticar esportes na 20ª semana de gestação, e sua personal garante que muitas vezes precisa brecar o ritmo da apresentadora.
“Ela ganhou alguns quilinhos extras, mas é muito ativa, tem um ótimo condicionamento físico. Estamos treinando duas vezes por semana musculação, focando em um treino menos intenso, para evitar a sobrecarga da coluna, joelhos, tornozelos e assoalho pélvico”.
https://www.instagram.com/p/Bbw2YbNHmY5
Cuidados
Moises aponta que a intensidade do treino precisou ser reduzida, porque os batimentos por minuto da mãe impactam diretamente o bebê, e exercícios muito intensos podem comprometer a oxigenação do feto.
“Estamos acompanhando e controlando a frequência cardíaca, que não pode passar de 140 bpm por minuto”, complementa Sara Moises.
A personal também explica que as futuras mamães não podem permanecer por muito tempo em posição horizontal, pois, dependendo da intensidade do exercício, pode faltar oxigênio para o bebê.
Muay thai
https://www.instagram.com/p/BaHGqDajfPs
Para complementar o trabalho muscular e queimar mais calorias, evitando o ganho excessivo de peso, Patrícia também pratica muay thai 3 vezes por semana com o personal trainer Jackson de Pádua. A duração média é de 40 minutos por sessão.
A atividade combina diversas técnicas de luta distintas, incluindo o boxe. No exercício, o corpo todo é trabalhado e fortalecido, e há um alto gasto calórico. Além disso, a luta é aliada do combate às celulites, ajuda a diminuir a retenção de líquidos e deixa as pernas bem desenhadas
https://www.instagram.com/p/BZOzZ14HMRA
“Trabalhamos de uma forma descontraída para fortalecer os músculos, ajudar no sistema cardiorrespiratório e também a controlar o peso agora no final da gestação”, comentou Jackson em entrevista ao VIX.
Todas as grávidas podem praticar exercícios físicos?
Mulheres que já praticavam atividade física, como é o caso de Patrícia Abravanel, podem continuar praticando a mesma modalidade durante a gravidez sem problema algum. “Mas, claro, desde que recebam a devida liberação de seus médicos”, alerta o ginecologista e obstetra Domingos Mantelli.
https://www.instagram.com/p/BaecwfNnFjc/
Isso porque, mesmo que a gestante tenha condicionamento físico e intimidade com o esporte, é essencial que aconteçam adaptações no esforço do treino a fim de evitar complicações. Por isso, cada caso é um caso.
Cuidados que grávidas precisam ter no exercício
Caso a prática seja permitida, a intensidade dos exercícios aeróbicos deve ser reduzida e a carga dos força, diminuída. É necessário, ainda, evitar saltos, grandes amplitudes e impactos.
“É indispensável que a futura mãe faça adequadamente o pré-natal do bebê e siga as orientações do médico e de um profissional de educação física qualificado”, pontua Mantelli.

Cuidados com peso na gravidez
Ganhar peso durante a gravidez é um processo natural do corpo e essencial para o bom desenvolvimento do bebê. Mas o indicado é aumentar, em média, de 1 kg a 1,5 kg a cada mês de gestação.
Ganhar muito peso durante a gravidez pode trazer riscos para a mãe, como pressão alta e diabetes, dores nas articulações e costas, prisão de ventre e até infeções. Para o bebê, também pode acarretar alguma má-formação ou sobrepeso.
Maneiras para evitar engordar na gravidez
- Priorize leites e derivados, pois o cálcio presente nestes alimentos garante a saúde óssea da gestante e saciedade.
- Não economize no consumo de verduras de cor verde-escura, como couve e espinafre. O ácido fólico presente nelas é um nutriente essencial para o desenvolvimento saudável do bebê – ele constitui o tubo neural do feto – e fornecer fibras que contribuem para um peso saudável da mãe.
- Evite comer rápido, pois essa é uma das grandes causas do sobrepeso. Ao comer devagar, o cérebro consegue mandar a mensagem de saciedade sem que alimentos extras sejam ingeridos.
- Mantenha-se ativa. A hidroginástica é um esporte que, além de ajudar na manutenção do peso, tem baixo impacto e é muito recomendado para grávidas.








