Pêlos em excesso

Um dia, ao se olhar no espelho, você vê que está com uns pelinhos a mais no rosto que nunca estiveram ali. Percebe um buço que não existia, pêlos logo abaixo do pescoço, em torno dos seios e nas costas. E temíveis espinhas? Pipocaram como nunca! Está cheia delas! E para completar, a menstruação ficou totalmente desregulada nos últimos meses. Se você se identificou com essa situação ou conhece alguém que está passando por ela, é bom ter atenção. Essas alterações podem estar associadas ao hiperandrogenismo, isto é, aumento da concentração dos hormônios androgênicos ativos ou maior sensibilidade dos tecidos do corpo à sua ação.

Parece meio complicado de entender, mas não é. Traduzindo: nessa situação, os ovários ou as glândulas supra renais da mulher passam a produzir uma quantidade de hormônio masculino maior do que o habitual. Esse desequilíbrio hormonal pode se manifestar de diferentes formas: alterações na menstruação e no metabolismo, aparecimento de pêlos em lugares tipicamente masculinos (como ao redor da boca, do pescoço, nas costas e em volta dos seios), aumento da oleosidade da pele, surgimento de espinhas, queda de cabelo e seborréia. Em situações mais graves pode chegar a engrossar a voz, aumentar o clitóris e a massa muscular, fenômeno conhecido como virilização, que não tem volta.

Essa produção aumentada de hormônios masculinos pode ter várias causas. Dentre elas, a mais conhecida é a Síndrome dos Ovários Policísticos.

Essa produção aumentada de hormônios masculinos pode ter várias causas. Dentre elas, a mais conhecida é a Síndrome dos Ovários Policísticos, mas doenças como hiperplasia congênita da supra renal, síndrome de Cushing, doenças da tireóide, aumento da prolactina, e até mesmo tumores produtores de hormônios podem levar a esse quadro.

É importante lembrar que nem sempre a causa é o aumento da produção desses hormônios. A obesidade, a resistência à insulina, o uso de hormônios masculinos e outras drogas com ação androgênica também estão associados aos quadros de hiperandrogenismo.

Uma vez feito o diagnóstico, o tratamento deverá ser direcionado de acordo com a causa do problema e com as queixas da mulher, sempre levando em consideração os riscos e benefícios do tratamento. O tempo tem influência no resultado: quanto mais cedo se descobre o problema, melhores serão os resultados!

Vocês lembram de uma personagem famosa nos circos, a mulher barbada? Pois é… Para quem acha que é tudo enganação, elas podem ser de verdade. Por isso, se perceber algo diferente em você, não hesite em procurar ajuda médica. Lembre-se que o tempo é o seu maior aliado!