Quem cria pássaros certamente conhece bem o painço, habitualmente usados na alimentação deles. Mas o cereal, cultivado e consumido há milênios na África e sudeste da Ásia, é um excelente aliado na perda de peso.
Leia também:
Glúten engorda, causa danos à saúde e alterações no humor
Farinha de amora emagrece, devora gordura, desincha e potencializa treino
10 formas de substituir a farinha branca para não engordar
O que é painço?
“O painço é um cereal integral riquíssimo em proteína, não contém glúten, alternativa para celíacos ou para quem segue uma alimentação livre de glúten. Por serconsiderado um cereal alcalinizador, é muito usado na dieta macrobiótica”, diz a chef funcional Lidiane Barbosa.
Benefícios do painço para emagrecer
Painço não contém glúten e é rico em proteínas (Crédito: Divulgação)
Fonte de fibras, o painço ajuda na absorção da glicose pelo organismo, o que é ótimo para os diabéticos. Além disso, proporciona ao organismo maior sensação de saciedade, redução do colesterol, melhor digestão e funcionamento do intestino, auxiliando no emagrecimento. “Como possui baixa quantidade de gorduras e uma boa concentração de carboidratos associados a fibras, causa uma absorção lenta de açúcares pelo organismo e fornece energia de uma forma mais linear e fisiológica”, explica a chef.
Outros benefícios do painço são: protege o coração, fortalece os ossos, auxilia na prevenção do câncer de mama, é de fácil digestão, possui baixo teor de gordura, boa quantidade de minerais essenciais para a manutenção e saúde de ossos e tecidos. Cada 100 gramas do grão cru possui 120 calorias.
Como consumir painço
Segundo a chef, o painço pode ser consumido como alternativa em forma de semente em algumas receitas, como um cuscuz ou um risoto. “Ou, ainda, podemos fazer farinha de suas sementes, para substituir a farinha de trigo”, sugere.
A especialista ressalta que o produto pode ser encontrado em lojas de produtos naturais, feiras de produtos orgânicos e mercados especializados, mas que os produtos destinados para o consumo animal não devem ser consumidos.