Ozempic natural

Estudo aponta possível alternativa natural ao Ozempic: não é psyllium

O “Ozempic natural” em questão se trata de uma bactéria que já existe no organismo – entenda o efeito

Primariamente indicado para o controle do diabetes tipo 2, o Ozempic tem sido usado em todo o mundo como auxílio no tratamento da obesidade. Isso porque o medicamento tem efeito sobre a sensação de saciedade – e, recentemente, pesquisadores descobriram uma alternativa natural ao remédio, com efeitos muito parecidos no emagrecimento. Entenda o estudo abaixo:

“Ozempic natural”: estudo aponta possível alternativa ao remédio

Pesquisadores da Universidade de Jiangnan, na China, identificaram recentemente um “Ozempic natural”. Se trata da bactéria intestinal Bacteroides vulgatus, que desempenha um papel crucial na regulação dos níveis de açúcar no sangue e na redução do apetite por doces.

(Crédito: Andres Ayrton/Pexels)

Motivados pela função natural dessa bactéria, pesquisadores aumentaram a presença dela em roedores diabéticos para avaliar se o efeito dela sobre o controle da glicemia poderia aumentar. O que se observou como consequência foi o aumento do hormônio GLP-1 – substância cujo análogo (versão parecida) está presente nas “canetas emagrecedoras”, como Ozempic, Saxenda e mais.

O aumento na quantidade dessa substância, além de auxiliar no controle da glicemia, também retarda o esvaziamento do estômago. Isso prolonga a sensação de saciedade, fazendo com que a ingestão de alimentos seja menor. Esse processo resulta no emagrecimento associado ao uso desses medicamentos.

tratamento para diabetes tipo 1
Medidor de glicemia (Crédito: Nataliya Vaitkevich)

Além disso, houve ainda outra descoberta: a B. vulgatus influencia também a produção do hormônio FGF21, que está associado à redução do desejo por doces.

Essas descobertas sugerem que manipular a microbiota intestinal – conjunto de bactérias que já existem nesse órgão – pode ajudar no tratamento do diabetes tipo 2 e da obesidade. Os pesquisadores frisam, porém, que esse é um teste feito em roedores, e mais estudos são necessários (especialmente em humanos) para confirmar a eficácia e a segurança dessa abordagem.

Remédios para emagrecer