Emagrecer, ficar longe de doenças e gripes e ter pele e cabelos bonitos. Todos esses são benefícios do óleo de abacate, uma das últimas sensações das redes de lojas naturais. O alimento da moda pode ser consumido ou também utilizado com fim cosmético e promete resultados incríveis.
Leia também
Gengibre: duas receitas com o tubérculo mágico
Infográfico mostra 9 dicas poderosas para acabar com a celulite
Dieta do chá de hibisco emagrece e afina a cintura
Alimento saudável
O óleo previne doenças cardiovasculares graças ao seu alto teor de ácido oléico, uma gordura monoinsaturada que auxilia na redução do colesterol ruim (LDL) e aumento do bom (HDL). Também é rico em beta-sitosterol, que colabora para a saúde do coração.”Seu consumo, pode auxiliar no tratamento da hipertrofia prostática benigna. Há evidências de que os fitoesteróis possam reduzir o risco de câncer de próstata”, explica a nutricionista Bruna Murta.
Mais do que isso, também é um ótimo alimento para diabéticos, já que alguns estudos mostram que o mesmo beta-sitosterol participa do controle da glicemia e dos níveis de insulina, sendo um coadjuvante no controle da doença.
O consumo pode ainda melhorar a imunidade, auxiliar no tratamento de infecções e doenças como câncer e HIV e evitar doenças nos olhos, como catarata e degeneração macular. O altíssimo teor de vitamina E, de ação antioxidante, inibe a formação de radicais livres, ajudando a diminuir os sinais do envelhecimento.
Como emagrecer
O óleo de abacate emagrece porque reduz os níveis de cortisol, hormônio relacionado ao aumento da compulsão alimentar e ao acúmulo de gordura na região abdominal. “O beta-sitosterol se associa às gorduras saturadas de outros alimentos bloqueando sua absorção pelo corpo. Este efeito pode ajudar na perda de peso”, afirma a especialista da rede Mundo Verde.
Como usar
Para emagrecer, é possível consumir o óleo de abacate puro, em hortaliças cozidas, ou ainda usá-lo no preparo de molhos para tempero de saladas. A vantagem dele é que, diferente de outros óleos, como o azeite, ele pode ser levado a altas temperaturas sem perder seus benefícios. Por isso, é possível adicioná-lo à finalização de pratos quentes ou ainda para preparar refogados e frituras.
Já para quem quer usá-lo com fim cosmético, ele pode ser aplicado diretamente sobre a pele. Isso vai garantir a prevenção de rugas, além de redução da flacidez e de manchas na pele. Aplicado sobre os cabelos secos dá maciez aos fios.
Quer saber mais sobre o acabate? No vídeo abaixo, a nutricionista Patricia Rung fala mais sobre a fruta e ensina duas receitas para aproveitar os benefícios.